O que você procura?

Artigos

Escrito em 29/09/2017

Desafios da nova evangelização

A Igreja dedica o mês de outubro às missões

Mons. Daniel Lagni

Mons. Daniel Lagni

Pároco

desafios-da-nova-evangelizacao-0245841.jpg
Jovens durante o Congresso Missionário Nacional, em Recife (PE) no mês de setembro. Créditos: Assessoria de Comunicação das POM

Nos últimos decênios e com os últimos papas, à luz do Concílio Vaticano II, o tema da evangelização tornou-se objeto de muita reflexão. São João Paulo II, em 1983, desejava uma evangelização que fosse “nova no ardor, nos métodos e nas expressões”. O papa emérito Bento XVI, em 2012, convocou uma Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, justamente sobre “a nova evangelização e a transmissão da fé”.

Como a evangelização poderia ser realmente nova? O mesmo São João Paulo II sugere o caminho. Nova Evangelização significa que o anúncio é vital a toda pessoa. Só será nova a evangelização que tenha o espírito dos primeiros cristãos. A Nova Evangelização deve também ter como foco a revitalização e o reforço dos valores, mais do que a revisão de estruturas e metodologias, enraizando-se em Cristo, que está em nós e entre nós. A novidade do anúncio está na nossa capacidade de testemunhar o Cristo vivo presente, um Cristo amor. Anunciá-lo com amor. Não somente doar Cristo, mas torná-lo vivo por meio do próprio testemunho. Evangelizar por transmissão de amor e de unidade. 

"A finalidade da Nova Evangelização é a de sempre: anunciar Cristo ressuscitado a todos os povos de hoje

A finalidade da Nova Evangelização é a de sempre: anunciar Cristo ressuscitado a todos os povos de hoje. Os não cristãos, os que estão longe, são o objeto privilegiado do anúncio. Cada batizado é chamado a ter o Evangelho como a lei fundamental de sua vida. Mas esse caminho exige uma corajosa caminhada de evangelização e conversão de nós mesmos, por meio da Palavra de Deus, para anunciar idoneamente o Evangelho da alegria e da salvação.

Na Carta Encíclica Redemptoris Missio, São João Paulo II (7/12/1990) confirmava que o “verdadeiro missionário é o santo”, pois o chamado à missão brota do chamado à santidade. Evangelizar significa doar ao próximo aquele Deus que Jesus revelou e do qual fizemos a experiência. Não nos podemos contentar em oferecer ao próximo algumas noções sobre Deus. O Senhor que queremos anunciar aos outros deve ser alguém com o qual temos um relacionamento profundo de amizade e de amor. 

A evangelização é, na essência, um gesto de amor para com os irmãos e irmãs, aos quais oferecemos a Palavra de Deus, a Boa-Nova.  Nos lembra o beato Paulo VI: “O homem contemporâneo ouve com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres, ou então, se ouve os mestres, é porque eles são testemunhas” (Evangelii Nuntiandi, n. 41). A Nova Evangelização, portanto, convoca todos os cristãos a se tornarem “Igreja de testemunhas”. 

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp