O que você procura?

Artigos

Escrito em 10/09/2018

Mês da Bíblia: quais arcanjos têm seus nomes mencionados nas sagradas escrituras?

“Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus, heróis poderosos que cumpris suas ordens sempre atentos à sua palavra”. (Sl 102, 20)

Valdeci Toledo

Valdeci Toledo

Revista Ave Maria.

mes-da-biblia-quais-arcanjos-tem-seus-nomes-mencionados-nas-sagradas-escrituras-0334191.jpg
Foto: obra de Michele di Ridolfo del Ghirlandaio/ Wikimedia Commons/ Reprodução

No dia 29 de setembro celebramos a festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Mas, nem sempre esses arcanjos foram celebrados nesse mesmo dia. A festa de São Gabriel era no dia 24 de março. São Miguel, desde o IV século, tem sua festa celebrada no dia 29 de setembro e São Rafael era celebrado em 24 de outubro. Com a reorganização do calendário litúrgico, após o Concílio Vaticano II, a festa desses três arcanjos foi concentrada na data atual. 

Esses são os únicos anjos que têm seus nomes mencionados nas Sagradas Escrituras. Isso não quer dizer que existam somente eles, porém só sabemos os nomes desses três. Cada um desses nomes tem seu significado e indica a missão dos arcanjos. Antes de avançarmos é importante entender que anjo significa “mensageiro”, assim, arcanjo significa “mensageiro principal”. Além disso, anjo e arcanjo não determinam a natureza, mas tão somente a missão desses seres espirituais. Assim, buscando entender a natureza dos anjos, seguimos a interpretação de Santo Agostinho, que nos diz: “Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo; é espírito por aquilo que é, é anjo por aquilo que faz” (Santo Agostinho, in Catecismo da Igreja Católica, 239).

Quanto ao significado dos nomes, temos Miguel, que significa “quem como Deus? ”. É o arcanjo que se insurgiu contra Satanás e seus seguidores (cf. Jd 9; Ap 12, 7; Zc 13, 1-2). Segundo a tradição, quando Lúcifer se rebelou contra Deus e foi expulso para sempre do Céu, tornando-se o diabo, o Arcanjo São Miguel clamou fortemente em defesa do Criador: “Quem é como Deus? ”. A esse arcanjo, defensor da tradição, sempre se recorre pedindo proteção e libertação dos ataques do diabo, por isso, ele costuma ser representado como guerreiro, com espada na mão e esmagando com o calcanhar a cabeça do demônio.

Gabriel significa “força de Deus”, é um dos espíritos que estão diante de Deus (Lc 1, 19). O Arcanjo São Gabriel aparece no Antigo Testamento, revelando a Daniel os segredos do plano de Deus (cf. Dan 8, 16; 9, 21-22) e também nos Evangelhos, quando fez o anúncio a Zacarias de que iria nascer do seu filho João Batista (cf. Lc 1, 11-20) e, principalmente, quando anuncia à Virgem Maria que ela seria a mãe de Jesus (cf. Lc 1, 26-38). Gabriel é representado na arte cristã com um ramo de lírios na mãe.
Rafael significa “Deus cura” e ele também está entre os sete anjos que estão diante do trono de Deus (cf. Tb 12, 15; Ap 8,2). O Arcanjo São Rafael é citado no livro de Tobias, a quem Deus enviou para acompanhá-lo durante a viagem em que se casa com Sara e também por ter instruído Tobias sobre como recuperar a vista do seu pai. São Rafael é invocado na luta contra doenças e também pela proteção nas viagens. Ele é representado com um peixe em uma das mãos e um cajado na outra.
Celebrando a festa desses três arcanjos, junto com a Igreja peregrina, associamo-nos às multidões dos anjos e cantamos a glória de Deus (cf. Ap 5, 11-14).

Fonte: Revista Ave Maria, Setembro, p. 52-53.

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp