O que você procura?

Artigos

Escrito em 05/06/2017

Por que celebramos a solenidade de Corpus Christi?

A liturgia da solenidade de Corpus Christi se distingue pela procissão solene que se faz pelas vias públicas

Revista Ave Maria

Revista Ave Maria

Publicação Católica da Editora Ave Maria

por-que-celebramos-a-solenidade-de-corpus-christi-0094733.jpg
Festa do Corpo e Sangue de Jesus Cristo

Celebramos a solenidade de Corpus Christi para demonstrar publicamente nossa fé no Corpo e Sangue de Jesus Cristo presente nas espécies consagradas do pão e do vinho. E também – como nos recomenda São Tomás de Aquino – “porque celebramos o dia solene que nos recorda a instituição deste banquete eucarístico”.

A liturgia da solenidade de Corpus Christi se distingue pela procissão solene que se faz pelas vias públicas com a custódia ostentando a Sagrada Eucaristia, testemunhando para o mundo que cremos na presença real, verdadeira e substancial de Jesus Cristo na hóstia consagrada. Assim, a liturgia desse dia é composta pela Santa Missa, por um momento de adoração eucarística, pela procissão com a Hóstia Santa (Corpo de Cristo) e Bênção final solene.

Essa prática remonta ao século XIII, quando, na cidade de Bolsena, na Itália, ocorreu um milagre eucarístico: no momento em que um sacerdote partia a Sagrada Hóstia saiu sangue dela, embebendo o corporal. Depois desse milagre, o papa Urbano IV determinou que o corporal embebido de sangue fosse levado em procissão para Orvieto, cidade próxima de Bolsena. O Santo Padre recebeu o Corporal Eucarístico e o levou para a Catedral de Santa Priscila. Essa primeira procissão de Corpus Christi ocorreu em 19 de junho de 1264.

"A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus de hoc mundo em 8 de setembro de 1264

É interessante notar que, antes de ser eleito Papa, o Cônego Tiago Pantaleão de Troys (Urbano IV), pertencente ao clero de Liége, na Bélgica, recebeu um segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Comillon, que relatou ter tido visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus de hoc mundo em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes. Assim, essa solenidade se estendeu para toda a Igreja.

No Brasil, e em muitos outros países, é possível celebrar Corpus Christi na data estabelecida, ou seja, na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes. Isso acontece sessenta dias após a Páscoa, podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho. Em alguns países, por não ser feriado na quinta-feira, essa celebração é transferida para o domingo seguinte, possibilitando a participação de maior número de fiéis. 

Outro dado importante de mencionar é que a procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico: “Onde, a juízo do Bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo” (cân. 944).

Fonte: Revista Ave Maria, ano 119 – junho 2017

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp