O que você procura?

Artigos

Escrito em 10/08/2018

Violência sectária e instabilidade política

O desemprego, a ilegalidade, o desespero, a injustiça e a sede de vingança são verdadeiros recrutadores para grupos terroristas

Revista Mundo e Missão

Revista Mundo e Missão

Mundo e Missão é um veículo de comunicação de animação missionária do Pontifício Instituto Missões Exteriores (PIME).

A ameaça aos cristãos no Oriente Médio é séria. Porém, para entendê-la completamente necessitamos vê-la dentro do contexto da religião. Divisões sectárias, ausência de verdadeira democracia, de segurança, de direitos civis, de legalidade são problemas que afetam a quase todos os cidadãos desta instável região, onde a identidade religiosa é inseparável da identidade política.
 
O desemprego, a ilegalidade, o desespero, a injustiça e a sede de vingança são verdadeiros recrutadores para grupos terroristas, muito mais do que as frases controvertidas do Alcorão. Quanto mais se desmoronam as instituições do Estado, mais cresce o sectarismo, o medo e o ódio para com os que são diferentes. O Ocidente deve pensar que sua luta é contra o terrorismo e não contra o islã. A solução para a vida dos cristãos no Oriente Médio somente será encontrada quando se estabilizar a situação para todos os grupos étnicos e religiosos, de maneira mais equitativa possível. A verdadeira chave de um futuro sólido para o mundo árabe são os próprios árabes, qualquer que seja sua fé.
 
Análise de Barbara Serra, jornalista de Al Jazeera, em Omnis Terra
Revista Mundo e Missão – agosto 2018 – ano 25, nº 224, p.9

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp