O que você procura?

Artigos

Escrito em 12/04/2018

Vocações sacerdotais em alta

Os primeiros católicos a chegarem à região, há 60 anos, foram missionários oblatos de Maria Imaculada

Pedro Miskalo

Pedro Miskalo

Revista Mundo e Missão

vocacoes-sacerdotais-em-alta-0091366.jpg

Cresce o número de vocações religiosas em áreas tribais em Bangladesh, um país de maioria islâmica, onde foi recém-inaugurado um seminário na diocese de Sylhet. Trata-se do Seminário Menor de St John, com financiamento da diocese coreana de Swon, da Santa Sé e de algumas doações locais. A estrutura tem capacidade de receber 60 seminaristas. Atualmente são 22 os jovens aspirantes ao sacerdócio. A cerimônia de inauguração contou com a presença do arcebispo George Kocherry, núncio apostólico em Bangladesh, do bispo da diocese, dom Bijoy Nicephorus D’Cruze, de 22 sacerdotes, 30 religiosas e dezenas de fiéis.

O reitor do novo Seminário, padre Lawrence Toppo, explicou à AsiaNews: “Até agora os nossos jovens frequentavam o Seminário Menor de Bandhura (Daca), a cerca de 300 km de distância. Para eles era difícil sobreviver na capital, por conta da língua e cultura diferentes”.

Os primeiros católicos a chegarem à região, há 60 anos, foram missionários oblatos de Maria Imaculada. Hoje, os católicos são mais de 19 mil. A diocese foi erguida em 2011. “Quando iniciamos – recordou dom D’Cruze – recebemos o mandato papal para construir o nosso seminário. Hoje, finalmente, o concluímos. Será o lugar propulsor da diocese e graças à sua atividade, a Igreja local terá ainda mais sacerdotes”. E salientou: “Na diocese, 98% dos católicos são de origem tribal e vivem em condições de extrema necessidade. Agora, seus jovens terão mais facilidade de frequentar o seminário. Uma vez ao mês seus parentes poderão visitá-los”. Na diocese, trabalham 16 sacerdotes e 30 irmãs.

Em todo o Bangladesh existem 51 institutos religiosos, entre seminários e casas de formação. Mais de 300 sacerdotes e mais de 1100 religiosas trabalham no país.

 

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp