O que você procura?

Cursos da Catedral

Noivos

Datas

Na Catedral, o Encontro de Noivos acontece em datas fixas, a saber:

Obs: Caso não se atinja o numero necessário de casais (mínimo de 6 casais), o Curso será cancelado, sendo os noivos inscritos transferidos para outra Paróquia.

  • Março de 2019
  • Data: 16 e 17
  • Junho de 2019
  • Data: 8 e 9
  • Agosto de 2019
  • Data: 17 e 18
  • Novembro de 2019
  • Data: 23 e 24

Introdução ao curso de noivos Visualizar

O Encontro de Noivos, também chamado Curso de Noivos, é uma preparação obrigatória para os casais que vão se casar na Igreja Católica. Tem por objetivo preparar os noivos para receberam o Sacramento do Matrimônio e despertar neles a consciência e o valor deste sacramento, mostrando as responsabilidades do casal, em todos os níveis, na formação da família.

O encontro é ministrado por casais que já possuem muitos anos de vida matrimonial, diáconos e padres. Os casais palestrantes, dão testemunho da vida familiar e de suas experiências.

O curso é ministrado aos sábados e domingos, nos seguintes horários:

Sábado das 13h30às 19h e domingo das 8h às 12h30, sempre no Centro Pastoral Dom Antônio.

As inscrições são feitas pessoalmente na Secretaria Paroquial, até às 18h da 5ª-feira que antecede o curso.

Taxa: R$ 70,00 (o casal)

ATENÇÃO: 

Não será permitida a saída antes do término do curso.

Os noivos deverão participar dos dois dias para receberem o certificado.

Normas para realização de casamentos Visualizar

Na Catedral, os casamentos acontecem na 6ª-feira, às 20h30 ou aos sábados, em dois horários:  às 20h ou às 21h. As normas para o casamento são entregues aos noivos no momento do agendamento da data.

O valor da Igreja é de 1,5 salários mínimos, correspondendo em 2017 à R$ 1405,00. Esse valor é dividido em duas parcelas, sendo uma no ato da confirmação da ata e a outra até 60 dias antes do Sacramento.

Os documentos necessários para o Processo Matrimonial, que deve ser aberto com três meses de antecedência, na Paróquia onde os noivos residem ou na Paróquia em que frequentam (a pelo menos 6 meses) são:

  • Certidão de Batismo: deverá ser retirada na Igreja onde ocorreu o batizado. Deve ter data recente e só tem validade por 6 meses.
  • Xerox da Certidão de Nascimento
  • Xerox da Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista ou Carteira Profissional
  • Declaração do Cartório: atesta que os noivos marcaram o casamento civil de acordo com as exigências legais
  • Certificado (original) do Encontro de Noivos
  • Atestado de óbito do cônjuge, em caso de viuvez.

É de máxima importância a pontualidade no horário: o período para realização da cerimônia é de uma hora. Os responsáveis por assistirem os casamentos, em nossa Paróquia, são os DIÁCONOS PERMANENTES.

Caso os noivos desejem um padre, estes devem providenciar com antecedência e avisar na Secretaria Paroquial 20 dias antes do casamento, informando o nome do mesmo e a Paróquia ao qual pertence. Se o padre for de outra cidade, os noivos devem informar com 30 dias de antecedência: nome do padre, nomes da cidade e diocese, nome do Bispo e trazer a cópia da declaração de uso de ordens do padre assinada pelo Bispo e cópia da carteirinha de padre.

Em nenhuma hipótese, o padre ou diácono poderá realizar a cerimônia em locais como salões de festa, chácaras e/ou similares. A cerimônia religiosa só pode acontecer em locais de culto público, ou seja Igrejas, Comunidades ou Capelas.

Caso haja desistência do casamento, será devolvido aos noivos somente 50% da taxa que foi paga.

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339