O que você procura?

Homilias

Escrito em 12/06/2017

Festa da Santíssima Trindade

Dom Washington Cruz celebrou também pelas intenções da Semana Nacional do Migrante

Festa da Santíssima Trindade

Concluído o Tempo Pascal, a Igreja celebra solenemente o mistério central da sua fé: a Santíssima Trindade. Sempre começamos, celebramos e concluímos as nossas liturgias, invocando as três pessoas da Santíssima Trindade, afirmando claramente em nome de quem nos reunimos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.  

Em seguida, o sacerdote saúda a assembleia, não com um bom dia, boa tarde, boa noite. Saúda em nome de alguém, usando uma expressão de São Paulo na leitura que hoje ouvimos: “A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco!”.

A palavra de Deus que ouvimos oferece-nos uma espécie de radiografia do coração de Deus. Não tanto mostrando sua face que aparece em Jesus, mas fazendo-nos ver o seu coração, pensando em tudo o que Deus fez por nós. E para que não pintássemos um Deus à nossa imagem e semelhança, é o próprio Deus a se manifestar a nós. 

“Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel!”
Com estas características Deus se revela a Moisés. O encontro com este Deus que ama, encorajou a Moisés, o qual, em certa ocasião não teve medo de se entrepor entre o povo e o Senhor, dizendo-lhe: “embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade sua” (Ex 34,9).

Também o apóstolo nos imerge plenamente no mistério da Trindade e ao mesmo tempo no clima de amor, aquele clima que manifesta quando ele se quer fazer conhecer. Ele fala do que Cristo e o Pai fizeram por nós, porque o Pai é a fonte do nosso resgate, da nossa salvação. 
Enfim, o mesmo apóstolo nos faz entender como o Espírito Santo age em nós pela fé recebida no Batismo, e assim nos transforma em nova criatura, em filhos adotivos de Deus, nos insere no corpo que é a Igreja, para nos tornar seu templo com a confirmação. 

O amor do Pai tem, pois, um rosto. É o Filho amado. O Filho que o Pai envia para nos salvar. O Filho que dá o amor que o Pai recebe, entregando a vida por nós: “Deus amou tanto o mundo que deu o seu filho unigênito, para que não morra o que nele crer, mas tenha a vida eterna”.

O Pai e o Filho se amam e nos amam. Este amor do Pai e do Filho está em nós. É o Espírito Santo. O seu amor tem o esconderijo em nosso coração. É um Deus que nos habita; que nos envolve; que nos abraça no seu amor e nos faz sentir filhos queridos. 

Irmãos e irmãs, quando a pessoa está totalmente absorvida pelo seu mundo, unicamente ocupada com as coisas materiais, preocupada com aquilo que pode fazer, com tudo o que é realizável e que lhe dá sucesso, com tudo o que pode produzir ou compreender por si, então a sua capacidade de ouvir, de sentir, de tocar ou de saborear o amor de Deus, enfraquece-se. Os sentidos dirigidos a Deus, debilitam-se, tornam-se áridos, não se desenvolvem mais. Quando usa apenas e demasiado as sensações instantâneas, então, desvanece-se na pessoa o sentido de Deus, o gosto de Deus, e ele não é mais captado pelos sentidos.

Que devemos fazer, então, para que as pessoas possam saborear e sentir de novo o gosto de Deus? São Paulo nos dá a resposta, na segunda leitura: “Irmãos, alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz”. Eis um bom programa para despertar em nós a alegria de Deus e o nosso amor a ele. Desse modo, sentimos como Deus é bom. Como é bom que ele exista. Como é bom poder conhecê-lo no rosto de Jesus Cristo. 

Ao celebrarmos a Eucaristia, estamos imersos neste mistério de amor divino. Com efeito, a Eucaristia é a celebração do amor do Pai na entrega do Filho, pela força do Espírito Santo. Que em nós se fortaleçam e se abram todos os sentidos para Deus! Que tenhamos estampada em nós próprios a imagem do Deus vivo.

Que nosso rosto, iluminado pelo seu amor, seja a prova e a marca, a consciência e a transparência da beleza do amor de Deus. Amém!

Bem-vindos!

Bem-vindos!

Página das homilias do Dom Washington Cruz. Aqui você tem acesso ao conteúdo homilético de todas as missas do arcebispo emérito da Arquidiocese de Goiânia. Baixe os arquivos em PDF, ou áudio MP3 ou compartilhe em suas redes sociais.

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp