O que você procura?

Notícias

Escrito em 21/06/2018 por Fúlvio Costa

Santuário do Divino Pai Eterno espera acolher mais de 2,5 milhões de romeiros

Festa começa nesta sexta-feira (22), com a Romaria dos Militares às 6h, missa às 10h e programação que segue até a noite

Imagem Homilias

Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (20), o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, padre Edinísio Gonçalves Pereira, afirmou que a expectativa é acolher neste ano mais de 2,5 milhões de romeiros durante os dez dias de festa do Padroeiro, que começa nesta sexta-feira (22) e segue até dia 2 de julho. Ele acredita que isso possa acontecer porque a cada ano a festa atrai mais fiéis. Em 2017 foram acolhidos 2,9 milhões de pessoas.

Preparado para receber mais romeiros, o Santuário construiu mais 22 banheiros com chuveiros, vasos sanitários e um fraldário, que serão somados a mais 80 já existentes. A medida, segundo o reitor, é voltada principalmente para o público feminino. Outra novidade deste ano é o acréscimo de mais uma missa. “Teremos uma missa às 22h todos os dias, acatando assim a pedidos dos romeiros”, afirmou.

Com relação ao cenário nacional de crise econômica e a recente greve dos caminhoneiros, ele disse que a Igreja também sofreu com o povo que teve muitos prejuízos, sobretudo durante a greve. A Festa de Trindade, segundo ele, será a oportunidade de a Igreja estar junto às pessoas praticando aquilo que é de sua natureza, que é trazer esperança. “Vivemos um momento de pouca credibilidade, principalmente na política, e com a falta de confiança até na pessoa humana. A missão da Igreja é falar da esperança em tempos difíceis e nós não podemos jamais perdê-la. É fundamental também acreditar na política como ferramenta para alcançar o bem comum, pois generalizar é muito perigoso. Neste momento, precisamos levar a mensagem do amor a todos”. 

Logística
Participou também da coletiva de imprensa o vice-prefeito de Trindade, Gleyson Cabrini, que falou sobre a logística assumida pela prefeitura para que a festa possa acontecer. “Como todos os anos, estamos responsáveis pela infraestrutura, limpeza e logística e, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a SMT, estamos fazendo o melhor para que a festa possa mais uma vez obter êxito”. Cabrini confirmou também que serão disponibilizados ao público mais de 300 banheiros químicos. 

A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, realizou durante a festa do ano passado mais de 9 mil atendimentos e já se preparou, conforme relatou o vice-prefeito, para superar esse número. “Faremos atendimentos 24 horas por dia em vários postos de saúde da cidade. A PM também estará prevenida contra os furtos, atuando com 2,5 mil policiais e com estruturas elevadas em pontos estratégicos em que poderão ter uma visão mais ampla da festa”. O carreiródromo também teve sua estrutura de arquibancadas reformada. 

O subcomandante do 15º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Trindade, tenente Arnaldo Ferreira de Sousa, disse que durante o período da festa haverá 700 homens e mais de 80 veículos de resgate, salvamento e combate a incêndio, motocicletas, e de transporte aéreo. Os soldados estarão a postos em uma sala integrada e na Basílica e em torno; na igreja matriz, no carreiródromo, na tenda da OVG, na entrada da cidade de Trindade e no trevo de Goiânia. “Todas as ocorrências serão atendidas pela corporação e aquelas de maior gravidade e relevância serão encaminhadas para o Hugol. Para esta festa, nos prevenimos com base nos relatórios da Romaria do ano passado por meio dos quais identificamos algumas falhas e nos preparamos para 2018. Inclusive, fizemos mais de 300 visitas técnicas aos hotéis da cidade e identificamos locais mais seguros em que as pessoas podem estar tranquilas, uma vez que tudo está de acordo com as normas exigidas”, declarou.

Temática
Neste ano, a temática da Romaria do Divino Pai Eterno abraça os cristãos leigos e leigas com o tema “Pai Eterno, somos teus filhos”, em sintonia com o Ano Nacional do Laicato, proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e vivenciado pela Igreja até o dia 25 de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Reino do Universo e Dia Nacional dos Cristãos Leigos. Nessa data, também será encerrado o Ano Nacional do Laicato.

Confira a programação completa, clique aqui 

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp