O que você procura?

Notícias

Escrito em 09/06/2017 por Fúlvio Costa

Entrevista: Mons. Daniel fala sobre o desafio de evangelizar pela internet

Pároco destaca que a página vai ao ar no ano em que a paróquia e a Arquidiocese de Goiânia celebram datas históricas

Imagem Homilias
Entrevista concedida na Secretaria Paroquial

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), motiva para a atualização e o aprofundamento dos conhecimentos referentes à natureza e importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade, tanto de seus pastores, quanto de seus fiéis, tendo presentes as mudanças pelas quais o mundo vem passando, de modo especial com o avanço acelerado das tecnologias.

"Diante do poder da mídia de influenciar a opinião pública, a Igreja percebe, por um lado, a urgência de dotar-se de seus próprios veículos

No capítulo VI, em que trata da Igreja e mídia e Comunicação da Igreja e opinião pública, o presente documento destaca: “Diante do poder da mídia de influenciar a opinião pública, a Igreja percebe, por um lado, a urgência de dotar-se de seus próprios veículos e, por outro, a necessidade de estabelecer diálogo com os meios de comunicação não católicos” (n. 143). 

Considerando o pensamento comunicacional da Igreja, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral) acaba de lançar seu novo site na internet. Entrevistado, o pároco, mons. Daniel Lagni, fala sobre a importância desse veículo como meio de comunicação e evangelização. Ele destaca também que a página vai ao ar no ano em que a paróquia e a Arquidiocese de Goiânia celebram datas históricas. Por fim, ele deixa uma mensagem especial aos paroquianos.

Confira!

 

Por que a Catedral de Goiânia lança um novo site?

Foto: Rudger RemígioMons. Daniel: Precisamos nos adequar aos novos meios de comunicação e, entre eles, está a internet. O site hoje é um importante meio de comunicação para a divulgação de informação sobre a programação pastoral, horários de missas, mas, além disso, é um meio para a evangelização. Dou o exemplo das Pontifícias Obras Missionárias, organização da Igreja Católica presente em todo o mundo, ligada ao papa, que utiliza a internet para chegar a alguns países de regime político fechado, como a China e a Coreia do Norte. Isso facilita a evangelização. Nós queremos fazer desse meio um trabalho a serviço do Evangelho, porque a boa-notícia é sempre Jesus Cristo, núcleo central da nossa fé.

Por que o site é lançado neste ano?

Mons. Daniel: O novo site vai nos dar a oportunidade de celebrar e divulgar melhor alguns eventos importantes que dizem respeito à Arquidiocese e à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Catedral. Primeiro, os 60 anos de instalação da Arquidiocese de Goiânia, que vamos celebrar no próximo dia 15 de junho, festa de Corpus Christi. No dia 8 de dezembro, vamos celebrar os 58 anos de dedicação da Catedral. No dia 22 de dezembro, os 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Catedral Metropolitana de Goiânia. São eventos que merecem reflexão, celebração e uma divulgação maior. O novo site nos dará possibilidades para fazer com que essas celebrações alcancem mais pessoas.

 

Que tipo de comunicação esta página quer estabelecer na internet com os nossos paroquianos e os católicos e cristãos de modo geral?  

Mons. Daniel: Queremos informar as atividades, a vida da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Catedral de Goiânia. Eu disse “as atividades e a vida”, porque não são só atividades, mas toda a dinâmica das pastorais, dos grupos, dos movimentos que nós temos, e também os horários de missas e de confissão. Isso ajuda a abrir as portas da Igreja para que as pessoas também possam participar da nossa vida pastoral. Temos também, no site, o cadastro direto para as pessoas se tornarem dizimistas, cadastro que pode ser feito pelo site e a devolução na secretaria. Nossa intenção é que o site seja um instrumento de evangelização, porque, além de informar, queremos salvaguardar o núcleo da nossa fé, Jesus Cristo, a Boa-Nova que nunca envelhece.

 

O papa trouxe, em sua mensagem para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no dia 28 de maio, a dimensão da confiança e da esperança cristã na comunicação, que é o próprio Cristo que o senhor já comentou.

Foto: Rudger Remígio

Mons. Daniel: Certeza. Eu li a Catequese do Papa no nosso Jornal Encontro Semanal (edição 160, 11 de junho de 2017) e ele disse que nós precisamos da terapia da esperança. Achei muito interessante e importante essa expressão do papa Francisco. Isso é alimentar, cultivar esse dom, essa graça e bem da esperança que não exclui a caridade nem a fé, que são virtudes teologais. O mundo hoje, mais do que nunca, precisa de esperança. Do contrário, a gente desanima, porque os desafios, os problemas são tantos e atingem as pessoas e as famílias. Se não tivermos esperança, perdemos um pouco o sentido da vida e a graça de viver. 

 

Que mensagem o senhor deixa aos nossos paroquianos?

Mons. Daniel: Quero dizer a todos os nossos irmãos na fé, aqui da nossa querida paróquia, que o site é um serviço de informação e evangelização que a Catedral quer prestar à comunidade. Portanto, esperamos a colaboração também dos nossos paroquianos, no sentido de avaliar o nosso trabalho e os conteúdos que iremos publicar. Pedimos que nos ofereçam subsídios para manter atualizado o site. Um dos problemas e desafios é mantê-lo atualizado com notícias e conteúdo sempre novo. Caso contrário, a página deixa de ser atrativa e as pessoas acabam não acessando. Aproveito ainda para agradecer a colaboração de todos. 

 

Futuro

Esperamos, em breve, formar um grupo da Pastoral da Comunicação (Pascom). Futuramente, quem sabe, podemos até ter nosso jornal impresso, que chegará nas mãos das pessoas. A comunicação on-line não substitui o impresso, tanto que o livro, o rádio, a televisão, permanecem, apesar de termos tantos meios mais rápidos e mais modernos.

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp