O que você procura?

Notícias

Escrito em 11/06/2017 por Fúlvio Costa

No ano em que celebra 80 anos, Catedral de Goiânia lança novo site na internet

Página conta com atualização diária e serviços úteis para a população, turistas e cristãos que desejam conhecer a história da primeira igreja da capital

Imagem Homilias
Foto: Rudger Remígio. Catedral fica próxima à Praça Cívica, no Setor Central

Criada em 1937, portanto, no alto dos seus 80 anos de história, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Catedral Metropolitana de Goiânia, lança nesta segunda-feira, 12 de junho, seu novo site na internet pelo endereço www.catedralgo.org.br. A página que está no ar desde 2004, foi totalmente reformulada. 

Novas páginas e funcionalidades foram acrescentadas, como por exemplo, as homilias do arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, que estão disponíveis em texto, arquivo PDF e áudios MP3, para serem ouvidos e baixados; a página de liturgia, em que as pessoas interessadas podem ajudar em diversas funções litúrgicas: leitor, entregador do jornal da Arquidiocese, animação, acolhida, etc. Quem também desejar ser dizimista pode fazê-lo por meio do site. Basta cadastrar todos os dados necessários e se dirigir quando quiser à Secretaria Paroquial para devolver o dízimo e ajudar com a vida pastoral da Catedral.

O novo site também possibilita aos internautas saber de maneira rápida os horários de missas diárias, confissões, cursos de noivos e batismo, ler os trechos do evangelho do dia, e conhecer e ajudar a construir a história deste que é o primeiro templo religioso da cidade de Goiânia. 

"O novo site vai nos dar a oportunidade de celebrar e divulgar melhor alguns eventos importantes que dizem respeito à Arquidiocese e à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Catedral

Para o pároco da Catedral, mons. Daniel Lagni, o novo site é uma resposta da Igreja Católica, de evangelizar pelas novas tecnologias, sobretudo neste ano de 2017, que é tão importante para a Arquidiocese de Goiânia. “O site hoje é um importante meio de comunicação para a divulgação de informações sobre a programação pastoral, horários de missas, mas, além disso, é um meio eficaz de evangelização. O novo site vai nos dar a oportunidade de celebrar e divulgar melhor alguns eventos importantes que dizem respeito à Arquidiocese e à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Catedral. Primeiro, os 60 anos de instalação da Arquidiocese, que vamos celebrar no próximo dia 15 de junho, na festa de Corpus Christi, na Praça Cívica, a partir das 17h. No dia 8 de dezembro, vamos celebrar os 58 anos de dedicação da Catedral. No dia 22 de dezembro, os 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. São eventos que merecem reflexão, celebração e uma divulgação mais ampla. O novo site nos dará possibilidades para fazer com que essas celebrações alcancem mais pessoas”, destacou.

História

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral) foi criada em 22 de dezembro de 1937, por decreto expedido pela Arquidiocese de Sant’Ana de Goiás, hoje Diocese de Goiás. Naquela época, ainda não existia a Arquidiocese de Goiânia, que só foi criada em 26 de março de 1956.

O Decreto da criação da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora foi expedido pela Cúria Arquidiocesana de Sant’Ana de Goiás, em 22 de dezembro de 1937. A Matriz, a primeira de Goiânia, que também é o primeiro templo religioso da nova capital do estado, recebeu cerimônia da bênção no dia 24 de dezembro de 1937 e teve novenário e missa presidida pelo padre Francisco de Sales Peclat, primeiro coadjutor da paróquia,. O primeiro vigário da igreja foi o cônego Abel Ribeiro.  A Comissão Organizadora dos festejos foi presidida pela Exma. Sra. Gersina Borges Teixeira, esposa do ex-governador Pedro Ludovico. 

A Catedral de Goiânia fica localizada na Av. Universitária, s/n, Praça Dom Emanuel, Setor Central. 

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp