O que você procura?

Notícias

Escrito em 18/06/2017 por Fúlvio Costa

Nota da Arquidiocese alerta sobre igrejas que se denominam católicas em Goiânia

A nota ainda alerta para as nomenclaturas usadas por essas igrejas que podem trazer confusões: católico, paróquia, padre

Imagem Homilias

Na sexta-feira, dia 16 de junho, a Arquidiocese de Goiânia, por meio de sua Assessoria de Comunicação, divulgou Nota de Esclarecimento sobre a presença de igrejas que se denominam católicas na capital e em cidades circunvizinhas. Entre elas, a “igreja católica apostólica carismática santas missões” e “igreja primitiva católica ortodoxa”, que não estão em comunhão com o Santo Padre, o papa, portanto, não possuem vínculo com a Igreja Apostólica Romana. A nota ainda alerta para as nomenclaturas usadas por essas igrejas que podem trazer confusões: católico, paróquia, padre.

Leia abaixo a íntegra da nota ou clique aqui para acessar o documento

Nota de esclarecimento da Igreja Católica em Goiânia

A Arquidiocese de Goiânia, circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana em Goiânia e cidades vizinhas, por seu arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, alerta os fiéis católicos sobre a existência de grupos religiosos que autodenominam católicos, como por exemplo, a “igreja católica carismática santas missões” e “igreja primitiva católica ortodoxa”, que não estão em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, e não possuem qualquer vínculo com a Igreja Apostólica Romana.

Em sintonia com nota oficial lançada em 2011 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esclarece que o uso de nomes, termos, símbolos e instruções próprios da Igreja Católica Apostólica Romana por outras denominações religiosas distintas da mesma, pode gerar equívocos e confusões entre os fiéis católicos. Assim, o uso das palavras “católico”, “paróquia”, “padre”, pode induzir a engano e erro. Alerta ainda que quaisquer sacramentos realizados por essas denominações religiosas são inválidos para os fiéis católicos, podendo trazer ainda sérias consequências de ordem espiritual e pastoral.

Dessa forma, caso haja dúvidas sobre a comunhão de supostos “padres”, “diáconos” e “paróquias” com a Igreja Católica Apostólica Romana, procurem a Cúria Metropolitana de Goiânia pelo telefone (62) 3223-0759 ou ainda pelo site www.arquidiocesedegoiania.org.br 

Assessoria de Comunicação

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp