O que você procura?

Notícias

Escrito em 31/08/2017 por Fúlvio Costa

Formação prepara paroquianos para o Mês da Bíblia

Café e Debate é um projeto cultural da Paulus Livraria

Imagem Homilias

Com o objetivo de preparar os paroquianos para setembro, Mês da Bíblia, a Paulus Livraria de Goiânia, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral) realizou no dia 26 de agosto, mais uma edição do Café e Debate, projeto cultural que proporciona cursos de aperfeiçoamento pessoal e profissional.

A Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses foi o livro de estudo da formação, que teve como tema, “Para que N’Ele todos os povos tenham vida”, e o lema, “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (1TS 2,8). Esse é o tema também do Mês da Bíblia deste ano que, conforme a assessora da formação, Maria Cecília Rover, em 45 anos de celebração, este é o quarto relacionado às Cartas de São Paulo.

A temática também tem relação direta com o Documento de Aparecida (DAp) que neste ano celebra 10 anos, segundo Cecília. “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida era uma realidade muito presente na época em que a Carta foi escrita”, explicou a assessora. Por ser a primeira literatura cristã, a Primeira Carta aos Tessalonicenses tem o objetivo de ajudar as comunidades a despertar o interesse e o conhecimento sobre o Mês da Bíblia, que foi intitulado dessa forma por causa de São Jerônino, que foi quem traduziu a Bíblia do grego para o latim. Ele é celebrado no dia 30 de setembro. 

Subsídio

De acordo com Cecília, o tema deste ano também provoca para o Cuidado com a Casa Comum, amplamente colocado em debate pela Campanha da Fraternidade 2017, que trouxe à tona os biomas brasileiros. “Paulo trata a Comunidade de Tessalônica com cuidado, inclusive ele se coloca como mãe que cuida dos filhos e pai que exorta. Esse é o convite para a gente refletir sobre a questão do cuidado e o doar a própria vida por causa do Evangelho que mais do que nunca precisa ser divulgado, anunciado e vivido para que tenhamos vida”, explicou. 

 

Vivência do Mês da Bíblia

A assessora também falou a respeito das orientações da Igreja para a boa vivência do mês que se inicia. “O ideal é estudar o tema do Mês da Bíblia em grupo. A Primeira Carta aos Tessalonicenses foi escrita antes dos Evangelhos e Paulo tece orientações muito claras de como viver. Ele também responde a algumas questões que as comunidades estavam vivendo, entre elas a espera do fim, a vinda do Cristo. 

"Paulo vai dizer: ‘estejam atentos’. Essa atenção que a gente tem que ter, não de medo, não de pavor. Mas de estar pronto, não estar dormindo. Estar acordados e vigilantes, ligados porque o fim pode vir como um ladrão, mas não no sentido de amedrontar, mas no sentido de ser uma sentinela, de estar sempre atento aguardando a vinda com fé, esperança e caridade. Esses são os temas que depois se tornaram as virtudes teologais e Paulo enaltece bastante na Comunidade de Tessalônica”, concluiu.

Para Gabriel Sousa Bueno de Castro, 19 anos, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Aparecida de Goiânia, a formação foi muito importante para alimentar sua fé. “Quando é possível eu participo das missas na Catedral e, ao saber da formação, me interessei para poder entender melhor as Sagradas Escrituras e estar mais próximo do Senhor por meio de sua Palavra”, destacou. 

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp