O que você procura?

Notícias

Escrito em 16/10/2017 por Fúlvio Costa

Novena: “A Igreja Catedral sempre oferece o banquete da Santa Missa aos seus filhos"

É muito importante o católico entender o valor da missa, segundo mons. Luiz Lôbo. Ele lembrou que a Catedral conta com três missas ao dia

Imagem Homilias
Novela pelos 80 anos da Catedral segue todos os domingos, às 19h, até o dia 22 de dezembro

A segunda noite da novena pelos 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, e pelos 50 anos de Dedicação do templo, teve missa presidida, no dia 15 de outubro, pelo pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, no Bairro Feliz, mons. Luiz Lôbo. Ele já foi pároco da Catedral por 28 anos (1984-2012). Durante sua homilia, ele refletiu as leituras do dia, sobretudo o Evangelho (Mt 22,1-14), destacando o banquete que o Senhor prepara aos seus. “A Igreja Catedral, a Igreja paróquia, é aquela que sempre oferece um banquete para seus filhos que é a Santa Missa, que é a Eucaristia que nós celebramos. Nesse banquete, nós saciamos a nossa fome e sede”, refletiu, fazendo alusão à festa que celebra a Catedral.

Mons. Luiz continuou sua homilia afirmando que o banquete da Eucaristia contém dois alimentos essenciais: a Palavra de Deus e a Eucaristia, que é o corpo de Cristo. “A Eucaristia é o ícone do Reino de Deus, a antecipação do Reino no meio de nós”, pontuou. Com relação à parábola de Jesus sobre o banquete nupcial, em que o rei chamou todas as pessoas para participar, mas ninguém foi, da mesma forma acontece em nossos dias, segundo ele. “A Igreja sempre nos oferece o banquete da vida que é a Eucaristia e quantas vezes nós o rejeitamos? ”. Ele disse que Deus está sempre a chamar, mas muitos não respondem. Em diversas ocasiões, alguns respondem como uma obrigação: “Às vezes nós respondemos por ser um mandamento da Igreja: Guardar Domingos e festas de guarda. Mas não por amor, com motivação”.

"Um coração prepotente ou orgulhoso, vaidoso, cheio de maldade e de pecado, nunca está preparado para participar desse banquete

É muito importante o católico entender o valor da missa, segundo mons. Luiz Lôbo. Ele lembrou que a Catedral conta com três missas ao dia. Ainda sobre o Evangelho, o presidente da celebração continuou provocando os presentes sobre a veste que usamos para participar do banquete do Senhor. “É preciso que nós estejamos com a veste própria para participar do banquete e o traje da festa é justamente o amor, a veste da caridade; um coração prepotente ou orgulhoso, vaidoso, cheio de maldade e de pecado, nunca está preparado para participar desse banquete, por isso, é preciso que aconteça uma conversão constante em nossas vidas”, exortou.

Fotos: Fúlvio CostaNo trecho do Evangelho em que Jesus diz que ‘muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos’, conforme o monsenhor, a mensagem é a seguinte: “Jesus não quer apontar uma massa condenada. Se poucos são escolhidos, os outros estão condenados? Não. Jesus quer dizer para nós o seguinte: a fé não se conquista de uma só vez. Eu sou batizado, sou católico, mas eu preciso de mais de conversão. Preciso de mudança de vida. Não posso estar tranquilo, como se tivesse a minha salvação garantida”, explicou. Monsenhor Lôbo concluiu afirmando que mais importante que o contrato para o banquete (Batismo, Primeira Eucaristia), é estar com a veste própria do amor para participar.

Ao fim da missa, mons. Luiz Lôbo agradeceu pela oportunidade de celebrar na Catedral, por ocasião de festa tão importante e anunciou que neste domingo (22), mons. Aldorando Mendes preside a terceira noite da novena. A paróquia presenteou o celebrante com uma estola branca personalizada com a imagem da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora.

As missas das novenas são presididas sempre aos domingos, às 19h. 

Veja todas as fotos

 

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp