O que você procura?

Notícias

Escrito em 21/12/2017 por Fúlvio Costa

Missa em ação de graças celebra os 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Logo após a celebração, os Correios em Goiás, lançam o Selo comemorativo aos 80 anos de criação da paróquia

Imagem Homilias
Fotos: Fúlvio Costa

Na noite desta sexta-feira (22), às 19h, o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes, preside a missa em ação de graças, pelos 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Concelebraram com ele, os padres do Clero Arquidiocesano, diáconos, seminaristas e o povo de Deus. Logo após a celebração, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio da diretoria regional dos Correios em Goiás, lança o Selo comemorativo aos 80 anos de criação da paróquia. 

As celebrações comemorativas às datas históricas de Dedicação do templo e criação da paróquia começaram no dia 8 de outubro, com as novenas em cada domingo, com missas presididas pelos padres colaboradores da Catedral; pelo pároco, mons. Daniel Lagni; e pelo bispo auxiliar Dom Levi Bonatto. Padres que fazem parte da história dessa igreja também celebraram a novena, como o mons. Luiz Lôbo, que foi pároco por 28 anos, e o mons. Aldorando Mendes, que foi pároco por 13 anos. A missa solene pelos 50 anos da Dedicação do templo foi presidida pelo nosso arcebispo, Dom Washington Cruz, no dia 7 de dezembro.

Para o pároco. Mons. Daniel, as celebrações comemorativas são importantes porque resgatam a vida da Igreja-mãe, da Arquidiocese de Goiânia. “São 50 anos de Dedicação como templo para o culto, para o serviço de Deus e da comunidade e 80 anos de criação da Paróquia. São momentos singulares na vida da nossa Igreja porque resgatam a história, a memória de quem já trabalhou, viveu, construiu toda essa caminhada, sejam os bispos falecidos, Dom Fernando e Dom Antonio, como os bispos atuais, as comunidades, as pastorais, os movimentos, os grupos, as associações. É um longo caminho de alegria, de esperança, sobretudo de fé, tijolos sobre tijolos, construindo a comunidade Igreja dos nossos irmãos e irmãs, por isso damos graças a Deus pelo bem, pela justiça anunciada, vivida durante esses longos anos”. 

História

O Decreto da criação da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora de Goiânia foi expedido pela Cúria Arquidiocesana de Santa’Ana de Goiás, em 22 de dezembro de 1937, sendo nomeados respectivamente vigário e coadjutor os Revmos. Cônego Abel Ribeiro (primeiro vigário) e padre Francisco de Sales Peclat, cujas provisões datam de 22 de dezembro de 1937.

A Matriz, a primeira de Goiânia, que também é o primeiro templo religioso da nova capital do estado, recebeu cerimônia da bênção no dia 24 de dezembro de 1937, e teve novenário e missa presidida pelo padre Peclat. A Comissão Organizadora dos festejos foi presidida pela Exma. Sra. Gersina Borges Teixeira, esposa de Pedro Ludovico Teixeira. Seus primeiros dirigentes foram o cônego Abel Ribeiro e o padre Peclat.

Em 1955, com a morte do arcebispo Dom Emanuel, Dom Abel foi eleito vigário capitular. Ele se dedicou ao projeto de reformulação da estrutura física da Província Eclesiástica, com a criação da Arquidiocese de Goiânia. Dom Abel deveria agir rapidamente para que o primeiro arcebispo da Arquidiocese de Goiânia pudesse encontrar, na sua chegada, pelo menos uma Catedral provisória estruturada, embora inacabada. De 1950 a 1955, passaram pela paróquia o cônego Carlos Planger, o padre Jesuflor, o padre Alípio Martinez, o cônego Antonio Ribeiro de Oliveira, que ficou pouco tempo porque foi sagrado bispo em 1961, e o padre João do Carmelo Xavier.

Com os esforços da Comissão das Obras da Catedral, no dia 10 de maio de 1956, Dom Abel procedeu à bênção e à inauguração da Catedral, com a presença de autoridades, associações religiosas e muitos fiéis.

No dia 8 de dezembro de 1966, o então núncio apostólico no Brasil, o cardeal Dom Sebastião Baggio, sagrou a Catedral. Foram 19 anos, dos alicerces à sagração. A partir desse rito litúrgico, a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora constituiu-se Catedral definitiva da Arquidiocese.

SERVIÇO: Missa de ação de graças pelos 80 anos de Criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

LOCAL: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora, localizada na Avenida Universitária, Praça Dom Emanuel, s/n, Setor Central

DATA: 22 de dezembro, às 19h

Presidente da celebração: Bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp