O que você procura?

Notícias

Escrito em 14/02/2018 por Fúlvio Costa

Catedral Metropolitana recebe pintura litúrgica do batismo de Jesus

A arte fica no Batistério da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral).

Imagem Homilias
Fotos: Rudger Remígio

O artista sacro Marcílio Soares, de Curitiba (PR), concluiu em menos de uma semana, no fim do mês de janeiro e início de fevereiro, a pintura do batismo de Jesus por São João Batista. A arte fica no Batistério da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral). “Apesar de ser uma pintura artística, e ter traços abstratos, essa obra é totalmente litúrgica, por isso tem muitos detalhes”, disse em entrevista o artista. O pároco da Catedral, monsenhor Daniel Lagni, afirmou que esta é a primeira de muitas artes que virão a compor o interior da igreja.

“Precisamos dar à nossa Catedral um pouco mais de arte sacra para que se crie aqui um ambiente mais profundo de oração e de recolhimento. Estávamos alimentando o desejo por essa obra há algum tempo. No futuro, talvez, continuaremos no teto. Mas isso será para os próximos anos, porque demanda tempo, recursos e reflexões para se escolher bem a temática da arte”, declarou o pároco. Marcílio também concorda com ele. “Vocês têm aqui uma Catedral belíssima, uma arquitetura muito bonita, sólida e forte, mas falta arte e nós vamos fazer esse trabalho”.

Marcílio Soares é um dos nomes mais importantes da Arte Sacra no mundo. Sua maior obra foi pintada na Paróquia Menino Deus, em Toledo (PR), onde ele precisou de sete anos e meio para concluir 5 mil metros de pintura. Formado em Belas Artes, ele é pós-doutor em restauração e conservação do patrimônio. Tem três anos de especialização junto à Consultoria de Artes do Vaticano e 126 cursos de aperfeiçoamento. O artísta já ganhou 96 prêmios em 32 países. Só no Brasil ele já pintou mais de 800 igrejas.

Veja todas as fotos

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp