O que você procura?

Artigos

Escrito em 12/10/2018

Papa Francisco canonizará Paulo VI e Dom Oscar Romero

Francisco já havia autorizado a Congregação das Causas dos Santos a promulgar dos decretos de reconhecimento dos milagres

Revista Ave Maria

Revista Ave Maria

Publicação Católica da Editora Ave Maria

Paulo VI e Dom Oscar Arnulfo Romero serão santos no dia 14 de outubro. O anuncio oficial foi comunicado pela Santa Sé no dia 19 de maio. Serão também canonizados na mesma cerimônia os sacerdotes italianos Francesco Spinelli e Vincenzo Romano, a religiosa alemã Maria Caterina Kasper e a espanhola Nazaria Ignacia March Mesa.
 
Francisco já havia autorizado a Congregação das Causas dos Santos a promulgar dos decretos de reconhecimento dos milagres, mas a data e o local foram revelados após o Papa ter presidido a hora média da Liturgia das Horas e o consistório com os cardeais residentes e presentes em Roma, Itália. O Santo Padre presidirá a canonização na Praça de São Pedro durante o sínodo dedicado aos jovens, com a presença de bispos de todo o mundo.
 
Quem são eles?
Dom Romero foi morto em 24 de março de 1980 por um franco-atirador do exército salvadorenho, enquanto celebrava uma missa no Hospital da Divina Providência, na capital, San Salvador. Às 18 horas, no momento da consagração, o arcebispo foi atingido no coração. O atirador estava escondido atrás da porta do fundo da capela. Romero lutava contra o regime cruel e sangrento que dominava El Salvador.
 
Já Paulo VI foi eleito Papa em 21 de junho de 1963, na sequência da morte do Papa João XXIII. Foi o primeiro Papa a viajar de avião e fez viagens, entre outros locais, a Jerusalém, sendo o primeiro Papa a fazer isso depois de Pedro, à Índia, à ONU, a Portugal (em 13 de maio de 1967, no Santuário de Fátima), à Turquia, à Colômbia, à Suíça, a Uganda, às Filipinas e à Austrália. Concluiu o Concílio Vaticano II, que tinha sido iniciado pelo Papa João XXIII, implementando posteriormente as suas reformas e medidas inovadoras que visavam renovar a Igreja Católica. Faleceu em 6 de agosto de 1978.
 
Revista Ave-Maria
Outubro 2018 - ano 120, p. 10
Fonte: Vatican News

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp