O que você procura?

Homilias

Escrito em 01/04/2018

Homilia no dia de Páscoa

“Ressuscitou. Não está aqui” (Mc 16,6). Inaugura-se um novo modo da presença de Jesus. Não O podem ter ou reter com suas mãos

Homilia no dia de Páscoa
Fotos: Rudger Remígio

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

ANO B
1/04/18

É o amor fino e feminino, que move aquelas benditas mulheres e as leva de manhãzinha ao sepulcro. Vão ali, para zelar do corpo morto de Jesus, com a unção do seu amor. O que as move é ainda uma fé afetiva, a força daquele amor imperfeito e com defeito, de quem ama e continua a seguir o Senhor, mesmo quando tudo se dá por perdido ou terminado. Mas este amor obstinado das mulheres abre espaço para a irrupção do “amor mais forte do que a morte” (Ct 8,6). E, naquela visita ao sepulcro, o seu cuidado amoroso é presenteado e surpreendido com uma notícia ainda mais incrível que a da própria morte de Jesus: “Ressuscitou. Não está aqui” (Mc 16,6)! Aquele que descera pela escada da Cruz, até ao abismo da morte, entrou definitivamente na vida gloriosa de Deus e foi exaltado pelo Pai. Esta é a estrada que leva à glória. Somente quem desce e se humilha pode ascender a Deus e às «coisas do alto» (cf. Col 3,1-4). O cristão sabe agora que não chega ao Céu senão pela escada da Cruz, pela qual se sobe descendo e se desce subindo!

As mulheres ficam muito assustadas, porque a inaudita notícia lhes chega de fora, vem do alto, é obra de Deus. Jesus já não está ali, morto e sepultado, porque, por fim, venceu o amor mais forte do que a morte. A ressurreição é a vitória do amor que vence o ódio, da luz que afugenta as trevas! Não se trata de um milagre absurdo, mas da vitória do Amor, “que jamais passará” (1 Cor 13,8)!  

“Ressuscitou. Não está aqui” (Mc 16,6). Inaugura-se um novo modo da presença de Jesus. Não O podem ter ou reter com suas mãos. Terão agora de meter pés ao caminho, de ir sempre em busca, sempre mais adiante, porque esta presença na ausência só o amor lhes pode revelar, porque só o amor vê o invisível. Diz o Evangelho que “as mulheres saíram, fugindo do sepulcro, pois estavam a tremer e fora de si. E não disseram nada a ninguém” (Mc 16,8). E, com esta nota, compreendemos que o caminho do amor, iluminado pela luz da Páscoa, é luz nas trevas que ainda persistem, é esperança na angústia que não desaparece de todo, é alegria no medo, que todos os dias precisamos vencer.

Irmãos e irmãs: o acontecimento e o anúncio da Ressurreição iluminam a vida inteira, mas não elimina da nossa vida a cruz nem erradicam do mundo todo o mal. A feliz notícia da Ressurreição não é delírio a alimentar a ilusão de um paraíso a baixo custo. O amor vencedor da Páscoa é, sobretudo, uma força de esperança precisamente onde o perdão e a reconciliação são tão necessários como difíceis. A luz da Páscoa é chamada a aquecer o coração onde o amor esfriou, a iluminar as trevas que persistem neste mundo cercado pelo medo do outro, dilacerado pelo comércio e violência das armas, inseguro pelas fragilidades da internet e das redes sociais, tão cruel com os fracos e permissivo com os poderosos. É neste cenário “de hospital do campo” que a notícia da ressurreição nos permite avançar, sem vacilar, no caminho do amor. A notícia da ressurreição dá-nos sempre a esperança da nossa lenta e paciente mudança.

Movidos pelo Amor que Se entrega na Cruz, anunciemos a Ressurreição, sem pôr de lado o Crucificado, porque n’Ele se reflete o rosto da nossa dor e da nossa esperança, na luz do amor que tudo vence. Esta Cruz, no anúncio pascal, vem dizer-nos que é interminável a nossa busca do Senhor, pelo caminho do amor.

Eis o convite que vos fazemos neste Dia de Páscoa: acolhamos a graça da Ressurreição de Cristo! Deixemos que a força do Seu amor transforme a nossa vida, tornando-nos canais humildes, através dos quais Deus possa irrigar a nossa terra e nela fazer florir a civilização do amor. «Só o amor não acaba nunca» (1 Cor 13,8). E, por isso, só no Amor está contida e escondida a promessa da vida eterna. Tende esta certeza, queridos irmãos e irmãs: «Quem ama, já passou da morte para a vida» (1 Jo 3,14), porque “o amor é mais forte do que a morte” (Ct 8,6).

Bem-vindos!

Bem-vindos!

Página das homilias do Dom Washington Cruz. Aqui você tem acesso ao conteúdo homilético de todas as missas do arcebispo emérito da Arquidiocese de Goiânia. Baixe os arquivos em PDF, ou áudio MP3 ou compartilhe em suas redes sociais.

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp