O que você procura?

Homilias

Escrito em 24/05/2019

Homilia na Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora

Sua visita a Isabel é um dos acontecimentos mais significativos da vida da Jovem de Nazaré, escolhida para ser a Mãe do Redentor.

Homilia na Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora

24/05/2019

(AP 21,1-5/pág. 259 III vol. Lecionário)
SI Magnificat (1,46-55/pág. 261III vol. Lecionário)
(GI 4,4-7/pág. 263 III vol. Lecionário)
(Lc 1,39-47/pág. 270 do III vol. Lecionário)

Queridos irmãos sacerdotes, membros da vida consagrada. Excelentíssimas autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário. 
    
Como comunidade católica peregrina nesta Arquidiocese de Goiânia.
      
Todos os anos celebramos, com o maior carinho, a solenidade de nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Goiânia e da Arquidiocese. 
        
Nada melhor que a palavra de Deus para centrar-nos na autêntica celebração de nossa Mãe.
      
“Eu vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, vestida qual esposa enfeitada para o seu esposo” (AP 21,2).
        
A nova Jerusalém que desce do céu é a humanidade transfigurada pela presença de Deus, mas é também Maria. Aquela mulher que, ao chegar a plenitude dos tempos, com o seu “sim” incondicional ao Espirito Santo, acolheu em seu seio a encarnação do Verbo, Jesus Cristo, que é a plenitude da revelação do Amor Infinito de Deus pela Humanidade. Cf. G1 4,4-7).
      
O evangelho nos apresentou um traço importante da vida interior de Maria: Sua atitude de serviço humilde e de amor desinteressado. Sua visita a Isabel é um dos acontecimentos mais significativos da vida da Jovem de Nazaré, escolhida para ser a Mãe do Redentor. 
     
Ela acabara de conceber o Filho de Deus. Isabel, sua prima, também se encontrava grávida, de João Batista, o precursor. Inspirada pela fé e pelo amor, a “Eleita de Deus “ partiu para a região montanhosa, dirigindo-se ás pressas a uma cidade da Judéia.
    
Esta é uma expressiva imagem de Maria feita peregrina. Enquanto, ao longo de quatro ou cinco dias, percorre a distância que separa Nazaré da Judéia, sua alma arde de alegria, de ação de graças e de esperança. O encontro das duas primas que estão para serem mães constitui o primeiro anúncio profético do Novo testamento. De fato, como escreve o Evangelista, “quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espirito Santo. ”
    
A presença de jesus santificou João, ainda no seio de sua mãe. Isabel faz então o grande elogio a sua prima: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. ” “Bem-aventada és tu que acreditaste. ”

Irmãos e irmãs, Maria foi, sem dúvida, a maior testemunha da fé em Cristo. Como ensina o Concilio Vaticano II, ela “avançou na peregrinação da fé, mantendo fielmente a união com o seu Filho até a cruz” (LG 58).

No início do século XX, um famoso escritor francês Charles Péguy, captou um mal-estar típico do seu tempo, mal-estar esse que infelizmente continua sendo do nosso tempo: “ O homem moderno- dizia ele- sofre de amnésia de eternidade”. E é pura verdade.
   
Hoje, na selva dos ruídos ensurdecedores e das solicitações “dos olhos, da carne e da soberba da vida”, o ser humano parece viver pulando de uma fonte para outra sem conseguir matar a sede da própria alma: porque o homem tem sede do Eterno, tem sede de Deus, precisa de fé. 
    
A solenidade de Nossa Padroeira é um convite a olharmos para o alto e para frente. A nossa vida não se esgota nesta terra, mas possui um desenvolvimento e um cumprimento maravilhoso além do cenário frágil da nossa experiência cotidiana. Olhando para maria, podemos dizer com absoluta segurança: o “melhor” deve ainda chegar. O mais belo deve ainda se manifestar! ”
    
Não nos esqueçamos desta verdade consoladora, meus irmãos e minhas irmãs. Olhemos para Maria. Contemplemo-la como exemplo de fé e peçamos-lhe que nos alcance a graça duma fé humilde e forte, esclarecida e comprometida.
    
Mas que significa ter fé?
Significa acreditar em Jesus Cristo, confiar inteiramente nele, aderir a ele, com o coração, a inteligência e a vontade, isto é, com todo o nosso ser.

Ninguém pode dizer que tem fé, se não procura conhecer Jesus de Nazaré, filho da virgem Maria, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Ter fé em Jesus é aceitar os seus ensinamentos que têm como centro o mistério da sua morte e ressurreição.

Ter fé é ainda seguir os passos de Jesus, ter comportamentos semelhantes aos seus: é seguir uma conduta segundo os valores e os preceitos do evangelho.

Todo este peregrinar na fé, à semelhança de Maria, pé fonte de paz, de esperança e de conforto nas dificuldades e nos sofrimentos de existência.

O que nos caracteriza, como cristãos, é a vida de fé. Por isso, uma das missões fundamentais da Igreja consiste em educar na fé os seus membros. Tarefa de.

Bem-vindos!

Bem-vindos!

Página das homilias do Dom Washington Cruz. Aqui você tem acesso ao conteúdo homilético de todas as missas do arcebispo emérito da Arquidiocese de Goiânia. Baixe os arquivos em PDF, ou áudio MP3 ou compartilhe em suas redes sociais.

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp