O que você procura?

Documentos para Cursos

Noivos

Introdução ao curso de noivos Visualizar

O Encontro de Noivos, também chamado Curso de Noivos, é uma preparação obrigatória para os casais que vão se casar na Igreja Católica. Tem por objetivo preparar os noivos para receberam o Sacramento do Matrimônio e despertar neles a consciência e o valor deste sacramento, mostrando as responsabilidades do casal, em todos os níveis, na formação da família.

O encontro é ministrado por casais que já possuem muitos anos de vida matrimonial, diáconos e padres. Os casais palestrantes, dão testemunho da vida familiar e de suas experiências.

O curso é ministrado aos sábados nos seguinte horário:

Sábado a partir das 14h30, sempre no Centro Pastoral Dom Antônio.

O curso tem 6 encontros aos sábados.

As inscrições são feitas pessoalmente na Secretaria Paroquial. 

Taxa: R$ 100,00 (o casal)

ATENÇÃO: 
Não será permitida a saída antes do término do curso.

Normas para realização de casamentos Visualizar

Na Catedral, os casamentos acontecem na 6ª-feira, às 20h30 ou aos sábados às 20h. Qualquer outro dia e horário, precisa-se combinar na secretaria. O contrato para o casamento é entregues aos noivos no momento do agendamento da data.
 
O valor da Igreja é de 1,5 salários mínimos, correspondendo em 2022 à R$ 1.800,00. Desse valor deve ser dado de entrada, como sinal para reserva da data, o valor de 400,00, e o restante quitado até 30 dias antes da data do Matrimônio.
 
Os documentos necessários para o Processo Matrimonial, que deve ser aberto com três meses de antecedência, na Paróquia onde os noivos residem ou na Paróquia em que frequentam (a pelo menos 6 meses) são:
 
  • Certidão de Batismo: deverá ser retirada na Igreja onde ocorreu o batizado. Deve ter data recente e só tem validade por 6 meses.
  • Xerox da Certidão de Nascimento de inteiro teor. 
  • Xerox da Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista ou Carteira Profissional.
  • Declaração do Cartório: atesta que os noivos marcaram o casamento civil de acordo com as exigências legais.
  • Certificado (original) do Encontro de Noivos.
  • Atestado de óbito do cônjuge, em caso de viuvez.
 
É de máxima importância a pontualidade no horário: o período para realização da cerimônia é de uma hora. A catedral sempre oferece um padre para assistir o casamento. 
 
Caso os noivos desejem um padre, estes devem providenciar com antecedência e avisar na Secretaria Paroquial 20 dias antes do casamento, informando o nome do mesmo e a Paróquia ao qual pertence. Se o padre for de outra cidade, os noivos devem informar com 30 dias de antecedência: nome do padre, nomes da cidade e diocese, nome do Bispo e trazer a cópia da declaração de uso de ordens do padre assinada pelo Bispo e cópia da carteirinha de padre.
 
Em nenhuma hipótese, o padre ou diácono poderá realizar a cerimônia em locais como salões de festa, chácaras e/ou similares. A cerimônia religiosa só pode acontecer em locais de culto público, ou seja Igrejas, Comunidades ou Capelas.
 
Caso haja desistência do casamento, será devolvido aos noivos somente 50% da taxa que foi paga.
 

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339