O que você procura?

Notícias

Escrito em 02/07/2019 por Vatican News

Dom Murilo: canonização de Irmã Dulce é 'alegria e compromisso'

Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, antecipa a programação das celebrações e marca encontro com o povo brasileiro no dia 20 de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, para missa em honra da nova Santa".

Imagem Homilias

Irmã Dulce, a primeira mulher nascida no Brasil que se tornará santa, será canonizada no dia 13 de outubro de 2019, durante o Sínodo para a Amazônia, em uma celebração presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano.

Anjo Bom da Bahia
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, a irmã Dulce, era conhecida como Anjo Bom da Bahia, em função do trabalho social com os pobres em Salvador (BA). Começou prestando assistência à comunidade favelada dos bairros de Alagados e de Itapagipe e depois fundou a União Operária São Francisco, primeiro movimento cristão operário de Salvador e o Círculo Operário da Bahia, que promovia atividades culturais e recreativas, além de uma escola de ofício. Em 1949, acolheu no galinheiro situado ao lado do Convento Santo Antônio cerca de 70 doentes recolhidos das ruas de Salvador. O episódio é considerado a origem da OSID (Obras Sociais Irmã Dulce), instituição filantrópica fundada por ela dez anos depois.

Dom Murilo Krieger, Arcebispo ed Salvador (BA)
Em declaração exclusiva ao Vatican News, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, falou da “alegria imensa pela canonização da nossa pequenina, humilde e batalhadora Irmã Dulce dos pobres”.

Alegria e compromisso
“Será uma ocasião de encorajamento a todos para buscar a santidade. Irmã Dulce veio nos dizer que cada época tem seus santos, mas todos têm em comum o amor a Deus, o amor ao próximo e a dedicação, especialmente aos preferidos de Jesus, os mais pequeninos”.

Programa das celebrações
“Irmã Dulce deixou uma obra que agora precisa ser continuada. Dia 13 de outubro vamos participar da missa presidida pelo Papa Francisco. No dia 14, haverá uma missa na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses (Roma) em ação de graças pelo dom que Salvador, a Bahia e o Brasil estão recebendo. No dia 20, às 16h, na Arena Fonte Nova (Salvador-BA), vamos presidir a missa em honra daquela que já estará nos altares”.

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp