O que você procura?

Notícias

Escrito em 13/09/2019 por Fúlvio Costa

Missa com Dom Washington Cruz, no Domingo, às 11h30

Neste Domingo, o arcebispo dará bênção especial com a Cruz que contém fragmento da "Verdadeira Cruz de Cristo"

Imagem Homilias

Na diocese ou arquidiocese, a Catedral é a principal igreja, isto é, a Igreja-Mãe de onde o bispo exerce o seu ministério episcopal. Na Arquidiocese de Goiânia, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Catedral Metropolitana, é a Igreja do nosso arcebispo Dom Washington Cruz. Por isso mesmo, ele preside Santa Missa todos os domingos, sempre às 11h30. A celebração é um momento de graça para todo o povo de Deus.

Na Catedral de Goiânia há um minúsculo fragmento da “Verdadeira Cruz” de Cristo, cravado no pé da cruz que beijamos, na Sexta-Feira Santa, ao celebrar a memória da Paixão do Senhor. Foi Dom Fernando Gomes dos Santos, primeiro arcebispo de Goiânia, quem nos trouxe de Roma essa preciosa relíquia, venerada com carinho pelos nossos paroquianos.

Venha celebrar conosco! 

Saiba mais sobre a Igreja Catedral

O termo catedral deriva do latim “ecclesia cathedralis”, e é utilizado para designar a igreja que contém a cátedra oficial do bispo. O adjetivo cathedra foi ao longo dos tempos assumindo o caráter de substantivo, e é hoje o termo mais comumente utilizado para designar essas igrejas. O termo ecclesia cathedralis foi aparentemente utilizado pela primeira vez nos atos do Concílio de Tarragona, em 516. Outra designação que era utilizada para ecclesia cathedralis era ecclesia mater, ou Igreja-Mãe, indicando-se assim que esta seria a Igreja "Mãe" da Diocese. Outro nome ainda era ecclesia major, ou Igreja-Mor. Também por ser considerada a casa principal de Deus na região, a ecclesia cathedralis era designada como Domus Dei, de onde deriva a palavra italiana Duomo e o prefixo germânico dom - para designar "igreja". Em português, utiliza-se o termo sé catedral — ou apenas "sé" — para designar uma Catedral, sendo esta designação derivada da palavra "Sede", como em Santa Sé (Santa Sede).

(Fonte: Site Arq Rio)

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp