O que você procura?

Notícias

Escrito em 23/06/2020 por Talita Salgado - Vicom - Arquidiocese de Goiânia

Arquidiocese de Goiânia potencializa ações solidárias com "Projeto Somos Um"

O foco é suscitar o cuidado e a responsabilidade com o outro, a partir do relacionamento entre as pessoas

Imagem Homilias

A Arquidiocese de Goiânia começa a apresentar, neste mês de junho, o Projeto SOMOS UM, uma iniciativa com essência solidária, a afim de destacar o trabalho já desenvolvido pela Igreja em Goiânia e, a partir da proximidade, do diálogo e do espírito de comunhão com toda a sociedade, potencializar as ações, causando impacto positivo sobre todos os envolvidos, pelo bem comum.

O foco é suscitar o cuidado e a responsabilidade com o outro, a partir do relacionamento entre as pessoas.

A base do projeto consolida-se na consciência social espiritual e no cuidado com a vida em todas as suas instâncias, de forma permanente e, especialmente, neste difícil período de pandemia, no aprendizado e na criatividade no período pós-pandemia.

Por que SOMOS UM?
O nome SOMOS UM foi inspirado no trecho bíblico “Que todos sejam um só” (Jo 17,21), salientado no Momento Extraordinário de Oração do papa Francisco pelo _ m da pandemia do coronavírus, no dia 27 de março de 2020, na Praça São Pedro. O papa destacou que “Perante o sofrimento, onde se mede o verdadeiro desenvolvimento dos nossos povos, descobrimos e experimentamos a oração sacerdotal de Jesus: “Que todos sejam um só”.

O nome também reforça a identidade da Arquidiocese de Goiânia de que somos muitos membros, mas um só corpo. SOMOS UM abarca o sentido da unidade das relações tanto internamente quanto com a sociedade em geral. Também compreende perfeitamente a essência das ações sociais, comunicacionais, formativas e de desenvolvimento espiritual propostas pelo projeto.

O lema “Evangelizar é cuidar!” é uma resposta sempre renovada da Igreja a outro chamado do papa que, na mesma ocasião, destaca “Chama-nos a aproveitar este tempo de prova como um tempo de decisão. Não é o tempo do teu juízo, mas do nosso juízo ... É o tempo de reajustar a rota da vida rumo a Ti, Senhor, e aos outros.” A evangelização se dá nesta cultura do encontro de uma Igreja em saída, próxima à realidade das pessoas, perseverante e incansável na promoção da vida e na construção do bem, um bem que é para todos!

Conhecendo os Objetivos
1-Fortalecer a visibilidade do projeto;

2-Trabalhar a imagem da Igreja, a partir do projeto, reforçando a confiabilidade e o trabalho contínuo, principalmente em momentos de crise;

3-Fortalecer a relação com entidades públicas e sociedade civil, além do setor privado;

4-Atender, fortalecer e ampliar a comunicação interna;

5-Produzir peças, publicações e materiais de suporte grá­ficos e/ou digitais;

6-Divulgar amplamente todas as informações, atividades e pesquisas do projeto;

7-Promover a circulação transparente de informações e ações entre entidades envolvidas e os meios de comunicação em geral;

8-Auxiliar na aproximação e melhora do fluxo de informações entre os envolvidos de forma interna e externamente;

9-Assegurar que os bene­ ciados estejam cientes do projeto e das ações;

10-Despertar atitudes em relação às propostas do projeto;

11-Consolidar consciência da permanência das ações em torno dos eixos;

12-Fortalecer a relação, o compromisso e a correlação entre as paróquias e a Cúria;

13-Fortalecer a unidade, a proximidade e a formação do clero diante dos desa­fios e realidades pastorais da Igreja, em especial a pertença à Igreja particular de Goiânia.

Como Acontecerá
Com inspiração na Trindade Santa que conduz a Igreja, o Projeto SOMOS UM é composto por três eixos que nortearão as ações: espiritual propostas pelo projeto.

Os eixos serão trabalhados dentro de três instâncias: formação dos padres, lideranças e diáconos. As diversas ações que englobam o projeto serão apresentadas e realizadas em etapas, constantemente avaliadas e constituídas através de um trabalho conjunto de todas as paróquias da nossa arquidiocese e junto à sociedade.

Quem Participa e para quem é esse Projeto?
Como o próprio nome já sugere, SOMOS UM é um chamado para participação de todos, juntos somos um em busca do bem para todos. Toda a realização do projeto depende do “abraço” e do sentimento de pertença de cada pessoa.

Destacamos, aqui, o público com um envolvimento mais direto no sentido da organização e para o qual nesta primeira etapa já estão previstas ações:

Interno

1-Clero
2-Pascons
3-Lideranças e coordenadores de pastorais de todas as paróquias
4-Funcionários da Cúria Metropolitana

Externo

1-Pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente neste momento de pandemia, seja no campo social ou espiritual
2-Entidades parceiras
3-Meios de comunicação em geral

Como Acompanhar e Conhecer Mais?
A divulgação das ações e iniciativas será feita pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Goiânia, e toda semana, com uma coluna no Jornal Encontro Semanal trará as novidades e apresentará cada uma das iniciativas, com todas as indicações de como participar.

Coordenação Pastoral
"A Arquidiocese de Goiânia, em sintonia com as necessidades que não são apenas da pandemia, mas da nossa realidade social, vem com este projeto dar continuidade a uma obra que a Igreja já realiza. A obra de evangelizar as pessoas, mas também de cuidar delas. Por isso, para nós, evangelizar é cuidar!

E evangelizar não é apenas dar a Palavra e a doutrina, é também oferecer aquilo que as pessoas necessitam para que elas possam ter a realização da sua capacidade de ser pessoa, viver com dignidade. Por isso, o nosso projeto, que está sendo lançado, inspira-se na palavra de Jesus: “Dai-lhes, vós mesmos de comer” (Mt 14-16) e se inspira na palavra da Igreja do Brasil “É tempo de cuidar!”.

Queremos, então, divulgar as ações de cuidado da Arquidiocese de Goiânia para que elas motivem ainda mais outros fiéis a participar, motivem os sacerdotes, consagrados, leigos a terem consciência de que se o nosso povo tem uma necessidade material, nós temos também uma responsabilidade de formar uma grande rede de solidariedade, para atender os mais necessitados em todos os momentos, mas sobretudo neste momento de pandemia." Dom Moacir Silva Arantes - Bispo auxiliar e coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Goiânia

Fonte: Arquidiocese de Goiânia - Redação: Talita Salgado

 

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp