O que você procura?

Notícias

Escrito em 30/08/2020 por Fúlvio Costa

Arquidiocese de Goiânia parabeniza os catequistas

“Se a catequese é o coração da Igreja, os catequistas estão no coração”

Imagem Homilias

Neste último domingo do Mês Vocacional de agosto, 30, a Igreja celebra o Dia do Catequista. A vocação do catequista é o chamado de Deus para que ele seja instrumento que faz ecoar a Palavra de Deus por meio da comunicação e do testemunho. O Documento Catequese Renovada (nº 144-151) apresenta um roteiro geral sobre a missão do catequista, que pode ser assim definida: “o catequista exerce sua missão em nome de Deus e da comunidade profética, em comunhão com os pastores da Igreja; o catequista anuncia a Palavra e denuncia tudo o que impede o ser humano de ser ele mesmo e de viver sua vocação de filho de Deus; o catequista ajuda a comunidade a interpretar criticamente os acontecimentos, a libertar-se do egoísmo e do pecado e a celebrar sua fé na ressurreição”.

A missão do catequista é, sem dúvida, muito importante para a evangelização de crianças, jovens e adultos. São os catequistas os responsáveis por formar a base da fé nos catequizandos. Com a doação de si mesmos, eles transformam o convívio social na família cristã, bem como em todas as atividades da vida social: no trabalho, na política, na economia, no lazer.

Em videomensagem aos catequistas pelo seu dia, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes, em nome do nosso arcebispo Dom Washington Cruz; do bispo auxiliar, Dom Levi Bonatto; e da Coordenação Arquidiocesana de Catequese, agradece a todos os catequistas pelo seu dia. “O nosso coração enche-se de alegria pela existência de cada um de vocês e pela resposta que vocês oferecem a Deus através do chamado da Igreja para participar do seu múnus de acolher e anunciar a Boa-Nova do Evangelho.” Dom Moacir ainda fala da importância da catequese para a Igreja.

“Desde os meus tempos de padre, eu sempre acreditei e disse: a catequese é o coração da Igreja. É a catequese que fomenta na Igreja a vida, porque ela acolhe os pequenos, os grandes, os novos e idosos e a todos oferece uma participação na mensagem que o Senhor Jesus nos deixou para ser levada a todos os povos. O bispo é o primeiro catequista de sua diocese. Mas esse ministério ele partilha com os sacerdotes e também com todos os leigos e leigas e, de uma forma especial, com aqueles leigos e leigas que, ouvindo um chamado particular do Senhor Jesus, se dispõem a serem esses instrumentos da evangelização.” Por fim, ele destaca: “o nosso abraço afetuoso, a nossa gratidão e a certeza de que estamos juntos, mesmo que distantes fisicamente, participando como um só corpo de uma única e mesma missão: a missão de levar a Boa-Nova do Evangelho, a missão de acolher as pessoas que, sentindo-se tocadas por Deus, querem entrar no caminho de Jesus. Vocês são parte essencial nesse processo de evangelização na vida da Igreja. Se a catequese é o coração da Igreja, os catequistas e as catequistas estão no coração. Que Deus os abençoe, que Deus os proteja. Contem sempre com as nossas orações e rezem vocês também por nós. Parabéns pelo Dia dos Catequistas e que Deus derrame bênçãos copiosas sobre vocês. Um abraço”.

Clique aqui e assista a videomensagem 

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp