O que você procura?

Notícias

Escrito em 25/05/2021 por Fúlvio Costa

Festa da Padroeira: há 19 anos, Dom Washington Cruz consagrava seu pastoreio a Nossa Senhora Auxiliadora

Imagem Homilias

No dia 24 de maio, Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira da Arquidiocese, da Catedral e da cidade de Goiânia, nosso arcebispo Dom Washington Cruz presidiu Santa Missa com a participação dos bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) e do clero arquidiocesano. Foi um momento muito importante também porque no dia seguinte, 25 de maio, ele completou 75 anos de vida.

O arcebispo, em sua homilia, afirmou que Nossa Senhora Auxiliadora está presente em todos os momentos da vida, sobretudo neste difícil tempo de pandemia que estamos vivendo. Ele disse que é importante depositarmos nossa confiança nela e, ao dizer isso, lembrou que há 19 anos, quando chegou a Goiânia para assumir a Arquidiocese, seu primeiro ato foi se consagrar à Mãe Auxiliadora. “Minhas primeiras palavras no chão desta Igreja foram a consagração a Nossa Senhora e, hoje, prestes a completar meu pastoreio nesta Arquidiocese, desejo dizer-te: Ó Mãe Auxiliadora, muito obrigado pela tua constante proteção. Nunca fui abandonado. Quando penso no futuro que me aguarda, vejo os teus olhos misericordiosos antes ou depois, esperando-me com os teus braços abertos”, declarou.

No fim da celebração, o bispo de Luziânia e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, Dom Waldemar Passini Dalbello, agradeceu a Dom Washington por todo o bem que ele faz à Igreja em Goiás e no Distrito Federal, com sua presença, o seu testemunho e o seu pastoreio. Pediu ainda que ele continue entre os bispos, sendo uma presença de apoio ao episcopado regional. “Queremos pedir que o senhor continue sendo uma presença de apoio, de esteio, que nos anima, que nos orienta com o seu testemunho, com sua palavra, como tem sido até hoje toda a sua missão episcopal que tem sido vivida neste regional e nós pedimos a Jesus pela intercessão da Virgem Maria que esses anos se prolonguem entre nós. Antecipamos, assim, os nossos parabéns pelo seu aniversário no dia 25 de maio. Muito obrigado, Dom Washington, pela sua vida entre nós, pela sua missão, que este sim, este magnifi cat, este stabat, esta perseverança, esta fi delidade continue nos enriquecendo pela graça de Deus em nossa vida.Parabéns!”.

O pároco da Catedral, padre Carlos Gomes, convidou a todos para cantar os parabéns a Dom Washington pelos seus 75 anos. O sacerdote também agradeceu ao arcebispo e todos os bispos e padres que se fizeram presentes na Missa da Padroeira.

Após a missa, Dom Washington, em entrevista à imprensa, respondeu sobre sua carta de renúncia, enviada ao Santo Padre, o papa Francisco, conforme previsto no cânon n. 401 §1 do Código de Direito Canônico, já que ele completou 75 anos.

Além da missa exclusiva para bispos e padres, aconteceu uma missa na noite do dia 24, presidida pelo bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto, para todo o povo de Deus.

VEJA TODAS AS FOTOS, CLIQUE AQUI

LEIA A HOMILIA COMPLETA DO DOM WASHINGTON.

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp