Dom João Justino preside sua primeira Santa Missa na Catedral Metropolitana de Goiânia, nesta sexta-feira, 18 de fevereiro

Nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, o nosso arcebispo Dom João Justino preside sua Primeira Santa Missa na Catedral Metropolitana de Goiânia - Paróquia do Arcebispo. A celebração marca o início do pastoreio do prelado na Igreja Particular de Goiânia. Em unidade, rezemos para que ele conduza a Arquidiocese conforme o coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, sob o manto de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira desta Igreja.
Catedral: igreja do Arcebispo
A Catedral é a igreja do arcebispo e a Igreja Mãe de todas as outras da Arquidiocese, portanto, o arcebispo é o pároco que usa essa igreja regularmente para as celebrações litúrgicas e da cátedra (cadeira especial ao fundo da abside da igreja - atrás do altar) ele governa a Arquidiocese. A Cátedra é uma tradição antiga herdada pela Igreja Católica. Quando a cadeira não era um objeto comum, era desse acento que os líderes governavam. Na educação, a cadeira era utilizada somente pelo professor que, enquanto lecionava, os alunos ficavam de pé ouvindo. Foi daí que surgiu o professor catedrático, isto é, o titular de uma cátedra na universidade, título mais alto do conhecimento, que depois foi substituído por professor titular. A cadeira era um sinal de poder, ficava em um lugar alto, tinha um espaldar elevado e sentava-se nela quem detinha o saber, aquele que ministrava as aulas.
A Cátedra talvez seja o símbolo mais antigo do ministério episcopal, bem como do magistério do bispo e da sua autoridade pastoral. Nessa cadeira especial, apenas o pastor da Arquidiocese senta-se e, quando um padre preside celebrações nesta igreja, ele o faz de outra cadeira. É da Cátedra ainda que o arcebispo guia o caminho dos fiéis na fé, na esperança e na caridade.