O que você procura?

Homilias

Escrito em 24/10/2017

84º aniversário de Goiânia

Os Anjos manifestam o carinho de Deus por nós

84º aniversário de Goiânia
Dom Washington Cruz destacou que o Anjo da Guarda de Goiânia nos defende das armadilhas do Maligno

O ANJO DA GUARDA DE GOIÂNIA

Dn 10- 2ª  5-6.12-14ab/Sl 90 (91),1 e 3.5b-6.10.11.14-15/ Lc 2, 8-14
 
 Uma das manifestações do carinho paternal do Senhor para cada um de nós é a existência dos Anjos, muitos dos quais estão ao nosso serviço. Deus ama-nos infinitamente e valemos tanto a Seus olhos, que nos confiou a estes magníficos e valiosos companheiros. Acreditamos baseados na Sagrada Escritura. A Palavra fala-nos do Arcanjo São Miguel defendendo o Povo de Deus de perigos, garantindo deste modo, a sua subsistência (Dn 10,13 3 12,1). Nos Santos Padres e Doutores da Igreja, que não só cada pessoa, mas também cada Cidade, Estado ou Nação tem um Anjo encarregado de os guardar.

Os Anjos manifestam o carinho de Deus por nós. Nem era de se esperar outra coisa, porque, pelo modo como são conduzidas as cidades, as pessoas que a elas pertencem podem ter maior ou menor facilidade em se salvarem, pela legislação, pela administração da justiça, pela orientação do ensino, da Mídia, para não falar da perseguição aberta aos princípios da moral cristã.

Cada cidade é como uma família solidária, e a experiência prova que há uma entreajuda para o bem ou para o mal.

O Anjo da Guarda de Goiânia nos defende das armadilhas do Maligno. É uma verdade de fé a existência de espíritos maus – os demônios – que tentam arrastar-nos à desobediência a Deus.

Como anjos que continuam a ser, embora revoltados perpetuamente contra Deus, possuem uma inteligência muito superior à nossa; a dos homens é discursiva, lenta, raciocina, a partir das causas, até aos efeitos e, além disso, muitas verdades permanecem ocultas à nossa inteligência; a do Anjo é intuitiva, como que penetra dentro da mesma essência das coisas, captando imediatamente a realidade.
 
Sem a sua ajuda, facilmente seríamos enganados. Supostas estas verdades, é certo e sabido que, abandonados a nós próprios, seriamos facilmente enganados por estes espíritos do mal, se não contássemos com a ajuda dos Anjos fiéis a Deus, para desmantelar e denunciar estas armadilhas.

O Anjo da Guarda de Goiânia tem por missão livrar-nos de todas as adversidades e guardar-nos em todos os nossos caminhos. “O Senhor enviará os seus Anjos para que te guardem em todos os seus caminhos” (Sl 90).

A presença dos Anjos, na Sagrada Escritura, inspira sempre confiança e alegria, embora num primeiro momento o encontro com o desconhecido possa causar um certo receio, como aconteceu aos pastores de Belém na noite do nascimento do Salvador.

Não tenhais medo! Por isso, a primeira frase com que os anjos saúdam os pastores é a mesma de Jesus em diversas vezes da vida pública (quando, de noite, foi ao encontro dos Apóstolos, caminhando sobre as águas; ou às santas mulheres junto do sepulcro; ou ainda no Cenáculo).

Também Gabriel começou por dizer a Maria, depois de saudá-la: “Não temas”! Os Anjos são sempre mensageiros da Graça e da Alegria. Estão ao serviço da missão salvadora de Jesus: “nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é o Messias Senhor”.

Atuam com humildade. São tão discretos em sua ação, que nem nos damos conta da sua ajuda.
Vivemos em Goiânia marcada por acontecimentos trágicos recentes, por medo e insegurança. Só no Céu tomaremos conhecimento de quanto estamos devendo ao Anjo da Guarda de Goiânia.

Quando foram estudadas serenamente as últimas décadas da nossa história, como Nação, Estado ou Cidade, talvez possamos compreender com mais clareza como a mão de Deus nos sustentou amorosamente, servindo-se da missão do Anjo da Guarda.

Hoje volta a estar em perigo a nossa fé e, consequentemente, a nossa salvação. Meios poderosos da técnica espalham a corrupção nos corações.

Além disso, não são poucos os que se deixam tentar pelo suborno, pela desonestidade nos negócios, pelo lucro fácil, pelo desprezo à dignidade da pessoa humana. Parece valer mais o capital do que o ser humano.

Estruturas poderosas espalham a droga, corrompendo e destruindo a nossa juventude que é a promessa do nosso futuro. As famílias sofrem duramente, com a ideologia de gênero, doloroso problema, que desconstrói a obra criadora de Deus, a família e o próprio conceito de ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus, com ser interpessoal, homem e mulher. A solução para este gigante desafio se encontra na Palavra de Deus, na história ininterrupta da humanidade e da tradição da Igreja. O Anjo da Guarda de Goiânia tem por missão livrar-nos de todas as adversidades e guardar-nos em todos os nossos caminhos.

Com profundo reconhecimento, agradeçamos ao Senhor a proteção que nos dispensa através dos seus santos Anjos, de um modo particular, o Anjo da Guarda de Goiânia. Por um dever de gratidão, lembremo-nos mais deste bom Amigo e peçamos-lhe que alcance para a nossa terra as melhores bênçãos de Deus.

Bem-vindos!

Bem-vindos!

Página das homilias do Dom Washington Cruz. Aqui você tem acesso ao conteúdo homilético de todas as missas do arcebispo emérito da Arquidiocese de Goiânia. Baixe os arquivos em PDF, ou áudio MP3 ou compartilhe em suas redes sociais.

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp