O que você procura?

Apostolado da Oração

Escrito em 23/06/2017 por Fúlvio Costa

Igreja celebra Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Como de costume, paróquias celebraram festa na Catedral Metropolitana

Igreja celebra Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
Procissão de entrada é marcada pela presença de diversas paróquias da Arquidiocese. Fotos: Rudger Remígio

Celebrar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é sempre motivo de grande festa no seio da Igreja. Na Arquidiocese de Goiânia não poderia ser diferente. Todos os anos,  as paróquias se reúnem na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora, ao redor do seu pastor Dom Washington Cruz, para exaltar o Coração Sagrado. Neste ano, extraordinariamente, a celebração foi presidida pelo nosso bispo auxiliar, Dom Moacir Arantes, e concelebrada pelo pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Vila Nova, padre Jonathan Alex da Costa, e pelo vigário, padre Gregório Batista.  

Em sua homilia, o bispo refletiu sobre a primeira leitura daquele dia 23 de junho, “O Senhor vos amou e escolheu” (Dt 7,6-11). Segundo ele, “Deus derramou seu amor sobre o povo de Israel para que ele envolvido, pudesse ser um sinal para as outras pessoas de que este Deus que ama e cuida está aberto a todos.”.  Dom Moacir ressaltou, porém, que conhecer, requer intimidade. “Só temos intimidade quando cultivamos a proximidade com o outro, envolvendo-o e deixando se envolver”, atitude que deve ser tomada por cada um de nós.

Foto: Rudger RemígioDom Moacir questionou os membros do Apostolado da Oração sobre o que os levou a escolherem participar desse movimento religioso. Disse que não é por uma escolha própria, mas uma escolha de Deus. “Se Deus os escolheu para viver mais próximo dele é porque ele vos quer em seu coração. Este símbolo do coração quer dizer que Deus tem um propósito para a vida de cada um. Por meio de vocês ele quer mudar as nossas comunidades, paróquias, famílias e demais ambientes”, pontuou. Esse propósito, disse o bispo, “é o amor que o mundo ainda não conhece: gratuito, generoso, capaz de transformar a vida de uma pessoa e salvá-la”. 

Apostolado da Oração 

Esse movimento religioso surgiu no Brasil há 100 anos. Composto em sua maioria por leigos católicos, sua missão é trabalhar na evangelização das famílias por meio da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Seus membros levam a palavra de Deus ao mundo por meio da oração pelo oferecimento diário e pela fidelidade à Igreja.

Já a devoção ao Sagrado Coração de Jesus teve início no século XVII, com os santos João Eudes e Margarida Maria Alacoque. A primeira aprovação pontifícia, no entanto, só se deu no século seguinte. A festa foi estendida a toda a Igreja no ano de 1856, pelo papa Pio IX. O papa Pio XI foi quem concedeu à devoção, em 1928, a máxima categoria litúrgica, de solenidade.

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp