O que você procura?

Notícias

Escrito em 14/12/2019 por Fúlvio Costa

Domingo Gaudete – Alegria pelo Senhor que vai chegar

Chegamos ao 3º Domingo do Advento, mais conhecido como Domingo Gaudete ou Domingo da Alegria – por isso o predomínio cor rosada no altar e nas vestes litúrgicas.

Imagem Homilias

“Em nossa liturgia, estamos entrando no “tempo mais próximo do Natal”. E quanto mais se aproxima o dia do nascimento de Jesus, mais devemos avançar no caminho que pode nos levar à sua manjedoura. Mas, como atravessar os desertos atuais? O que pode nos livrar das enganadoras visões de oásis, onde só existe lama? Qual estrela seguir? Para responder a essas perguntas é necessário, primeiro, atravessar o deserto das nossas limitações, da nossa pouca fé e superar as tentações que podem nos desviar para longe do Menino Salvador. Tudo aquilo que nos divide é o que nos dispersa e impede de caminhar ao seu encontro”. (Dom Washington Cruz – Arcebispo Metropolitano de Goiânia).

Chegamos ao 3º Domingo do Advento, mais conhecido como Domingo Gaudete ou Domingo da Alegria – por isso o predomínio cor rosada no altar e nas vestes litúrgicas.

Nas duas primeiras semanas vivemos a chamada preparação remota e agora, de forma intensa, vivemos aquela semana que chamamos de preparação próxima. A chegada do Senhor está aí e precisamos preparar o coração. A escuta da Palavra nos direciona, por isso devemos nos deixar moldar por ela, de modo que a ouvindo possamos entrar no espírito daquilo que nós vamos celebrar, o Natal do Senhor. Recordando ainda o caminho feito até aqui, nas duas primeiras semanas do Advento, os textos bíblicos do Antigo Testamento narraram a vinda do Messias que nos remetem à segunda vinda do Senhor. A partir de agora, os relatos mudam. Os textos da liturgia da semana e do domingo, são próprios daquele ambiente da chegada do Senhor: o anúncio do Anjo Gabriel a Maria, as reações de José com a notícia da gravidez de Nossa Senhora, o plano de fuga, a visita de Maria à sua prima Isabel, o nascimento de João Batista, todo o ambiente em que se prepara a chegada de Jesus. Nesse ambiente de preparação, nos nove dias que antecedem a festa, a Novena prepara o Natal do Senhor. 

Obs: A cor rosada no altar, na mesa da palavra e nas vestes litúrgicas neste 3º Domingo do Advento, lembra-nos uma espera alegre, enche nossos corações de esperança e nos ajuda a distinguir do tempo quaresmal, marcado pelo roxo de penitência.

Siga nossas redes sociais @Catedralgo (Instagram) e Catedral de Goiânia (Facebook).

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp