O que você procura?

Notícias

Escrito em 10/05/2021 por Fúlvio Costa

Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Dia do Senhor – a festa do Reino

Imagem Homilias

Continuando a série de publicações sobre as Cartas Pastorais do nosso arcebispo Dom Washington Cruz, hoje trazemos aquela publicada em 2005: Dia do Senhor – a festa do Reino. Dom Washington publicou esta carta por ocasião da Quaresma daquele ano. “É tempo de conversão, quando somos chamados a reafirmar nossa crença no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e a viver em consequência disso. É com esse desejo de conversão que me dirijo a cada um e a todos em nossa Arquidiocese de Goiânia, com esta nova Carta da série Caminhos Pastorais, na qual venho buscando o diálogo com as pessoas e as comunidades que compõem esta nossa Igreja Particular”, destacou ele no início do documento.

O arcebispo faz, no texto, algumas orientações a respeito de como o povo de Deus deveria viver esse tempo forte de conversão. “Possamos viver em plenitude este tempo de reflexão e de misericórdia, vivendo a rica liturgia quaresmal e as práticas devocionais de penitência, inseridas na vida do povo ao longo da história...” (n. 2).

Dom Washington também dá prosseguimento à reflexão sobre a Eucaristia que fez na Carta anterior: Eucaristia – escola de amor ao próximo. Ao falar sobre o Domingo, o Dia do Senhor, o arcebispo enfatiza que a Eucaristia é o centro para todos nós, seguidores de Cristo, e lembra algumas recomendações feitas no Concílio Vaticano II, na Constituição Sacrosanctum Concilium, sobre esse dia sagrado. “Nesse dia os cristãos devem se reunir para ouvir a Palavra de Deus e participar da Eucaristia, recordando a Paixão, Ressurreição e Glória de Jesus, afirma que ‘o domingo é um dia de festa primordial que deve ser lembrado e inculcado à piedade dos fiéis, de modo que seja também um dia de alegria e descanso do trabalho’”. Ainda sobre o Domingo, ele exorta que esse dia jamais deve perder sua importância e sentido na vida cristã. “Essa compreensão do Domingo deve ser buscada com muito empenho no tempo em que vivemos, quando na vida urbana se vai pouco a pouco perdendo o sentido de festa, alegria e descanso do trabalho que deve caracterizar o Dia do Senhor.”

Ao longo da carta, que tem apenas 16 páginas, Dom Washington explica as características do Domingo, Dia do Senhor. São eles:

Dia de oração;
Dia de alegria;
Dia de comunhão;
Dia de libertação;
Dia de solidariedade e de paz;
Dia do Reino.
 
Para baixar a  Carta Pastoral Dia do Senhor – a festa do Reino, clique aqui

1ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz : A evangelização na Arquidiocese de Goiânia
 

2ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Igreja – casa e escola de comunhão

3ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Eucaristia: escola de amor ao próximo

4ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Igreja em Goiânia

 

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp