O que você procura?

Notícias

Escrito em 20/05/2018 por Fúlvio Costa

Pentecostes: festa da comunhão e da unidade da Igreja

Se dirigindo aos fiéis presentes que lotaram a igreja, ele enfatizou a importância e o significado da unidade

Imagem Homilias

Na quinta noite da novena em honra a Nossa Senhora Auxiliadora, o pároco da Catedral, mons. Daniel Lagni refletiu sobre a Festa de Pentecostes que, de acordo com ele, é a festa da comunhão e da unidade. Se dirigindo aos fiéis presentes que lotaram a igreja, ele enfatizou a importância e o significado da unidade. “Unidade não significa ser igual, pois se assim o fosse o mundo seria muito monótono. O sentido é estar unidos, embora sejamos diferentes. Unidade na diversidade. Este é o grande dom do Espírito Santo: carisma, valores, diferenças, mas um só espírito”, disse.

Ainda sobre unidade, ele explicou que onde há divisões é porque o Espírito Santo não está presente. “O Espírito Santo unifica e congrega e, onde isso não acontece, ele não está e sim o demônio. Mas o que é o demônio? É o divisor”. Mons. Daniel pediu que a Igreja esteja em unidade, sobretudo as denominações cristãs, como também as pastorais e movimentos dentro da Igreja Católica. “Devemos estar em unidade com o objetivo de levar o Cristo a todos os povos sem buscar o melhor para grupo A ou B”.

A unidade na diversidade é o que faz a riqueza do mundo, explicou ele. “O Espírito Santo congrega pessoas muito diferentes umas das outras e, em vez de fazer concorrência, nos ajuda a buscar a unidade. Nós cristãos não somos uma nação, ou estado, muito menos uma ONG. Somos uma comunidade de amor universal aberta a todos os povos e todas as raças”. A manifestação de Jesus aos seus, segundo o presidente da celebração, significa também o aspecto da comunhão e da paz. “Os discípulos estavam fechados, com medo e Jesus chega e os deseja a paz. Desejar a paz para alguém é querer para ele tudo de bom, por isso damos a paz na missa. Depois de Pentecostes o Senhor enviou os discípulos em missão”, completou.

Nesta segunda-feira (21), preside a sexta noite da Novena, o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto. Concelebra com ele, o vigário paroquial, mons. Aldorando Mendes. O tema da celebração é “Serviço Cristão no mundo”. A noite é do Encontro de Casais e da Pastoral da Saúde. A bênção especial é para os casais, noivos e namorados.

 

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp