O que você procura?

Notícias

Escrito em 05/04/2018 por Fúlvio Costa

Missa na Catedral de Goiânia marca adeus de Marconi Perillo ao governo de Goiás

Sobre o encerramento do mandato do governador Marconi Perillo, Dom Washington enfatizou que é um ciclo na política do estado de Goiás

Imagem Homilias

Sob luz de velas e uma intensa chuva que caia em Goiânia, o governador do estado de Goiás por quatro mandatos, Marconi Perillo, se despediu do cargo, na noite de quinta-feira (5), aniversário da Primeira-dama, Valéria Perillo, em missa presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora. A missa foi concelebrada por vários bispos: Dom João Wilk (Anápolis); Dom Waldemar Passini (Luziânia); Dom Antônio Fernando Brochini (Itumbiara). Os bispos auxiliares de Goiânia, Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Silva Arantes, também concelebraram.

Dom Washington, durante a homilia, lembrou aos presentes que a Igreja vive a Oitava da Páscoa, isto é, os oito primeiros dias após o Domingo de Páscoa, e que todos estavam ali, naquela celebração, por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo. “É ele quem proclamamos”, declarou. “É por causa de sua vida, morte e ressurreição que nossa fé não é vã (1Cor 15,14), mas é a certeza da redenção do homem e do amor salvífico de Deus”.

Em seguida, o presidente da celebração disse que, independente das preocupações e dos desafios de cada dia, é preciso superá-los, pois Deus está conosco em cada passo que damos. “Cheios de confiança, agradecemos ao bom Deus, que nos cumulou de bênçãos, que nos protegeu, que nos orientou para as atitudes, as palavras e os pensamentos acertados”.

Mensagem ao governador
Sobre o encerramento do mandato do governador Marconi Perillo, Dom Washington enfatizou que é um ciclo na política do estado de Goiás que se conclui, e disse que, quanto ao passado, “o nosso sentimento é de gratidão”. Em seus 31 anos residindo no estado, sendo 15 deles em São Luís de Montes Belos, onde exerceu seu ministério episcopal, e 16 em Goiânia, o arcebispo afirmou que presenciou muitas situações difíceis e dramáticas vividas pelo povo de Goiás, mas testemunhou também o avanço, a prosperidade e o crescimento do estado. Relacionando sua reflexão com o Tempo Pascal, o arcebispo explicou que a liturgia do dia, apresentada pela Igreja, convida-nos a rever a nossa própria história à luz do mistério pascal. “A Páscoa do Senhor nos sustenta na difícil travessia da vida, e nos dá forças para assumir com coragem as pesadas cruzes do caminho, na doce confiança de que, com Cristo, venceremos até a morte e nele também ressuscitaremos”, disse. Ainda dirigindo palavras sobre o mandato de Marconi Perillo, o arcebispo rendeu graças a Deus pela conclusão exitosa do seu governo.

Agradecimentos
Após a missa, bastante emocionado, o governador tomou a palavra e agradeceu a Dom Washington por ter aceitado celebrar a missa que selou o encerramento do seu último mandato no governo de Goiás.  “Eu comecei todos os meus governos aqui, nesta Catedral, em missas de ação de graças antes da posse, para agradecer a Deus pelas vitórias e oportunidades e pedir a ele sabedoria, que aumentasse a minha fé e me desse condições para que o bem fosse materializado. Ao ouvir as palavras de hoje, eu saio daqui mais fortalecido porque há o reconhecimento da nossa Igreja, pelo esforço que fizemos, o trabalho que realizamos, por todo o nosso amor ao povo e ao nosso estado. Eu sei que há muito a se fazer, mas fizemos bastante”. Marconi ainda se dirigiu a Dom Washington afirmando que foram inúmeras as vezes em que o arcebispo marcou audiências com ele, para tratar de assuntos pertinentes aos interesses da sociedade goiana, sobretudo os menos favorecidos. “Dom Washington não é omisso. Quantas vezes foi pedir pelos mais necessitados. Me procurou tantas vezes para servir ao próximo. Sou grato a ele por celebrar esta missa ao fim do meu quarto mandato e grato por reconhecer, em suas palavras, o meu trabalho. Continuem as orações pelo nosso país, por nosso estado, por mim e minha família. Tenho a certeza do dever cumprido. Combati o bom combate”, finalizou.

Veja todas as fotos. Clique aqui

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp