O que você procura?

Artigos

Escrito em 28/06/2018

Brasil: país latino-americano mais violenta para crianças

Abuso físico e psicológico, trabalho infantil, casamento precoce, ameaça on-line e a violência sexual foram algumas das violências praticadas

Pedro Miskalo

Pedro Miskalo

Revista Mundo e Missão

Uma pesquisa da ONG Visão Mundial, divulgada em abril, em São Paulo, avaliou a percepção da sociedade sobre a violência praticada contra crianças e adolescentes, e colocou o Brasil em primeiro lugar como o mais violento, na comparação com 13 países da América Latina.

Abuso físico e psicológico, trabalho infantil, casamento precoce, ameaça on-line e a violência sexual foram algumas das violências praticadas. No Brasil, 13% dos entrevistados enxergam que existe alto risco dessas práticas contra as crianças no país. Em seguida, estão o México, com 11%; o Peru e a Bolívia, com 10%. As melhores percepções foram verificadas em Honduras e na Costa Rica, com 2%. 

O diretor nacional da Visão Mundial, João Helder Diniz, acredita que o contexto de desigualdade nos países estudados alimenta a violência que, por sua vez, exacerba a desigualdade. O refúgio das classes mais ricas em condomínios fechados cria um ambiente ainda mais hostil na sociedade.

“Em termos de homicídios, a América Latina responde por 25% no mundo e nós não estamos em guerra, pelo menos não declarada. Como um continente que vive certa estabilidade política responde por um quarto dos homicídios no mundo?”, questionou o diretor.

A maioria dos entrevistados, 65%, acredita que o consumo de drogas e o alcoolismo tenham relação com a violência. O abuso cometido por pessoas que foram vítimas no passado ficou em segundo lugar, 55%. O crime organizado foi responsabilizado por 54%.

Para o estudo, foram ouvidas seis mil pessoas, com idade acima de 16 anos. Do total, mais de 500 dos pesquisados eram brasileiros.

Revista Mundo e Missão, julho 2018, p. 13.

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp