O que você procura?

Artigos

Escrito em 12/04/2018

Migrações

É inconcebível que voltemos que voltemos a construir muros físicos

Pedro Miskalo

Pedro Miskalo

Revista Mundo e Missão

migracoes-0464959.jpg

A diretora da Caritas Internacional, Martina Liebsch, afirmou no Encontro de Agentes Sociopastorais das Migrações, ocorrido em janeiro último em Lisboa, que atualmente 63 muros dividem os povos. “Em 1989, ano da queda do muro de Berlim, havia apenas 16 muros em todo o mundo. Hoje existem 63 finalizados ou projetados”, declarou Martina enquanto apresentava a campanha “Partilhar a Viagem: acolher, proteger, promover e integrar migrantes e refugiados”.

Natural da Alemanha, Martina salientou: “É inconcebível que voltemos que voltemos a construir muros físicos (e nas nossas cabeças) quando sabemos que apenas nos trazem sofrimento e que não vão travar a realidade, que já é globalizada pelos meios de comunicação e redes sociais”.

A ativista alertou para o erro de culpar os migrantes e os refugiados por realidades sociais geradas por “causas estruturais” como “a violência, o desemprego, a falta de paz e de oportunidades, as desigualdades e a falta de políticas migratórias”. E acrescentou que “a cultura do diálogo tem de ser ensinada aos jovens para que possam, no futuro, resolver os conflitos de maneira diferente daquela que estamos acostumados”.

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339