O que você procura?

Artigos

Escrito em 12/04/2018

Quando a missa foi instituída e qual o dia de sua celebração?

É verdade que ela foi instituída no Antigo Testamento?

Valdeci Toledo

Valdeci Toledo

Articulista na Revista Ave Maria

quando-a-missa-foi-instituida-e-qual-o-dia-de-sua-celebracao-0561967.jpg
Antes de responder à primeira pergunta já respondemos à segunda: não, a Missa não foi instituída no Antigo Testamento. Por que afirmamos isso? Porque a instituição da Santa Missa se deu justamente na última ceia de Jesus com seus discípulos, na noite em que Ele se entregou livremente para o sacrifício pascal.
 
É muito interessante refletirmos sobre essas questões, pois vivemos o período pascal, no qual celebramos de modo particular o mistério da ressureição, no qual Cristo esmagou a morte e nos conquistou a vida eterna. Importante notar que tudo isso celebramos na Santa Missa.
 
O tempo pascal se prolonga por sete semanas, até o dia de Pentecostes. Entretanto, a celebração do mistério pascal não se limita a esse tempo festivo, haja vista que em cada Eucaristia fazemos memória do sacrifício pascal de Cristo, particularmente nas celebrações realizadas no domingo, dia do Senhor, pois é o dia da sua ressurreição.
 
O dia da ressurreição de Cristo é ao mesmo tempo “o primeiro dia da semana”, que nos leva à memória do primeiro dia da criação, e o “oitavo dia”, em que Cristo, depois de seu “repouso” do grande sábado, inaugura o dia que não tem mais fim, ou seja, conquista-nos a vida eterna. Nesse dia festivo (domingo), a ceia do Senhor tem grande destaque, pois é o seu centro, é nesse dia que toda a comunidade dos fiéis, espalhada em todo o mundo, encontra-se com o Senhor ressuscitado (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1166).
 
É interessante notar que a instituição da Eucaristia realizada na Quinta-feira Santa, no início do Tríduo Pascal, tem sua plena realização no domingo, dia da ressurreição. Assim, em cada celebração eucarística participamos da paixão, ressureição e glória do Senhor Jesus.
 
Desse modo, podemos concluir que a Santa Missa é uma grande Boa-Nova do Novo Testamento, desse novo tempo que Deus reservou para a humanidade.

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp