O que você procura?

Artigos

Escrito em 18/09/2018

Religião: enquanto a Espanha perde a fé, esta cresce nos EUA

O aumento das pessoas sem religião levou a Espanha quase ao mesmo nível dos quatro países mais secularizados da Europa ocidental

Pedro Miskalo

Pedro Miskalo

Revista Mundo e Missão

No dia 29 de maio, o Pew Research Center publicou a pesquisa “Ser cristão na Europa Ocidental”. Os resultados mostram que a Espanha está cada vez mais distante das suas raízes católicas, enquanto a fé cresce nos EUA.
 
Segundo o vaticanista italiano Sandro Magister, “a secularização na Espanha é avassaladora. Lá, os agnósticos e os ateus são 30% da população. O aumento das pessoas sem religião levou a Espanha quase ao mesmo nível dos quatro países mais secularizados da Europa ocidental: Holanda, Noruega, Suécia e Bélgica”, onde mais de 40% se declaram sem religião. Nestes países, no entanto, “aqueles que se declaram sem religião já nasceram e cresceram, na maioria dos casos, em um ambiente familiar distante da fé”, enquanto “na Espanha, cada cinco de seis pessoas eram católicas quando jovens e quase todos foram batizados”.
 
Também avança a secularização na França, Alemanha, Suíça e Reino Unido. Aqueles que não professam nenhuma religião estão entre 21% e 28%.
 
Os países europeus onde mais pessoas se declaram cristãs são Itália, Portugal e Irlanda. Aqueles que praticam a sua fé pelo menos uma vez por mês são 40% na Itália, 35% em Portugal e 34% na Irlanda. Nestes três países, apenas 15% se dizem ateus, agnósticos ou sem religião.
 
Se na Europa os cristãos que praticam sua religião pelo menos uma vez por mês são 31% da população, nos Estados Unidos são 64%. Na Europa, 14% dos cristãos rezam diariamente e 68% nos Estados Unidos.
 
Apenas 14% dos cristãos na Europa atribuem à religião um “lugar muito importante na sua própria vida”, enquanto essa porcentagem nos Estados Unidos chega a 68%.
 
Revista Mundo e Missão – setembro 2018 – ano 25, nº 225, p.15

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp