O que você procura?

Notícias

Escrito em 10/08/2021 por Fúlvio Costa

Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Transformar as espadas em arados!

Imagem Homilias

Esta Carta Pastoral, a sétima de Dom Washington Cruz, foi publicada em 2007. Ela é fruto do desejo do nosso arcebispo de cultivar a cultura da paz entre as pessoas e de sua inquietação pelos altos índices de violência que eram registrados no território da Arquidiocese de Goiânia naquele período. “Essa realidade pede de nós uma resposta na ação e na reflexão”, diz ele em um trecho do documento.

O difícil período marcado por violência, segundo o arcebispo, merecia uma resposta da Igreja de dois modos: com ação e com reflexão. No que diz respeito a ação, em 2007 a Arquidiocese de Goiânia realizou eventos pela Paz e contra a Violência. A Carta Pastoral do arcebispo, por sua vez, era a resposta reflexiva da Igreja. “Proponho que olhemos para o alto e observemos na Palavra de Deus a força que nos move a ‘transformar as espadas em arados!”’. Este título da Carta advém da narração do sonho do profeta Isaías, em que ele, contemplando o futuro à luz do plano de Deus, tem esperança de um mundo reconciliado em que as armas se convertem em instrumentos de trabalho à serviço do progresso e da paz (cf. Is 2,1-5).

Dom Washington reflete também sobre o Natal do Senhor, uma vez que a Carta Pastoral foi publicada em dezembro de 2007 e o tempo do Advento tem tudo a ver com o conteúdo do documento. Em um trecho, o arcebispo afirma: “Cada Natal retoma e fundamenta o sonho de um mundo novo. Os votos, os presentes, os cantos e os símbolos do Natal anunciam uma situação humana e social que corresponda às expectativas profundas das pessoas: a paz alicerçada na justiça; a vida iluminada pela esperança; a união familiar; a atenção e a dedicação aos outros; a fraternidade e a acolhida recíproca; o encanto e a maravilha escondidos na vida e no mundo”. Esta reflexão está no capítulo “Um olhar para o alto”.

No capítulo “Um olhar para a realidade de violência”, Dom Washington reflete sobre os pontos que conduzem à violência em nosso país. Ele destaca que o modelo de sociedade no Brasil, impregnado pela concentração de riquezas, só favorece o aumento desse problema. No capítulo “Um olhar para frente”, ele afirma que o combate à violência, definitivamente, só será eficaz com uma reeducação que nos leve a criar, fortalecer e compartilhar uma cultura de paz. Já no último capítulo “Vida, paz e esperança”, Dom Washington destaca que a violência pode ser vencida se a promoção da cultura de paz se der especialmente no meio dos jovens. “Esse compromisso possibilitará a cada pessoa em particular compreender, preservar e celebrar a vida como dom de Deus”.

Para baixar a  Carta Pastoral Transformar as Espadas em Arados, clique aqui

1ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz : A evangelização na Arquidiocese de Goiânia

 2ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Igreja – casa e escola de comunhão

3ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Igreja em Goiânia

4ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Eucaristia: escola de amor ao próximo

5ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Dia do Senhor – a festa do Reino

6ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Ensinai a todos os povos: a educação católica na Arquidiocese de Goiânia

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp