O que você procura?

Notícias

Escrito em 08/09/2021 por Fúlvio Costa

Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: O Espírito Santo, a Igreja e a Liturgia

Imagem Homilias

Na Páscoa do ano de 2010, Dom Washington Cruz entregou ao povo de Deus da Arquidiocese de Goiânia, a sua décima carta pastoral intitulada O Espírito Santo, a Igreja e a Liturgia, publicada durante o segundo ano de preparação para o Sínodo Arquidiocesano. No documento, o arcebispo aprofunda sua reflexão sobre o mistério da Igreja – tema central no Sínodo Arquidiocesano. Outros pontos importantes da carta são ainda o Espírito Santo e pistas de ação e reflexão sobre a sagrada liturgia, que foi o tema de preparação do segundo ano de preparação do Sínodo.

A Carta Pastoral foi publicada também em um momento muito importante para a Igreja de Goiânia. Foi quando ela acolheu seu primeiro bispo auxiliar Dom Waldemar Passini Dalbello. Fato que ele chamou de “auxílio fecundo que em muito estreitará os laços de unidade em nossa vida eclesial”. Dom Washington destaca no documento que a vida cristã é um dom e chamado gratuito de Deus. Enquanto vida participada, conforme o arcebispo, nos permite crescer em Cristo até alcançarmos maturidade. Crescer na graça requer esforço. “Nada melhor do que um programa de verdadeira ascese para nos dispor à escuta das palavras de Cristo e entendê-las, para modificar a nossa vontade e deixar-nos arrastar pelo amor de Deus, percebido como força irresistível no íntimo do nosso ser. O Espírito do Senhor virá, assim, em auxílio do nosso espírito para encher com dons místicos os abismos da impotência humana”, afirma.

Participar da comunidade cristã torna possível e palpável esse crescimento na graça e na maturidade, segundo Dom Washington. “Cristo cresce dentro de nós na mesma medida em que nós crescemos na sua graça. Por esse motivo, o objetivo primário e fundamental da comunidade eclesial e, em particular, de todo batizado é a santidade dos filhos de Deus”. O contexto do Sínodo Arquidiocesano que a Igreja de Goiânia se preparava, também possibilitou a participação e crescimento do povo de Deus na vida de Cristo. “Na perspectiva do nosso Sínodo, nossa Igreja não pretende nada mais do que participar da vida de Cristo e crescer por meio das obras do bem. Trata-se do programa que os Padres da Igreja chamam de viver em Cristo e que foi relançado por João Paulo II na Carta Apostólica Início do Novo Milênio. Dois anos antes, na Exortação Apostólica Ecclesia in America, João Paulo II destacou que “o encontro pessoal com o Senhor, se for autêntico, trará também consigo a renovação eclesial: as Igrejas particulares do Continente, como Igrejas irmãs e vizinhas entre si, aumentarão os vínculos de cooperação e de solidariedade, para prolongar e tornar mais incisiva a obra salvadora de Cristo na história da América”.

A liturgia como ponto fundamental da Carta Pastoral O Espírito Santo, a Igreja e a Liturgia é também bastante explorada por Dom Washington. Com o título A beleza da liturgia, ele toma parte de uma dissertação de mesmo título do mons. Piero Marini, mestre de cerimônias de São João Paulo II. No texto fica claro que a liturgia é bela quando corresponde aos seus principais objetivos: obra de Deus, adoração, acolhimento, gratuidade. “A liturgia é ação de Cristo e da Igreja; não depende essencialmente da esfera intelectual, mas repousa sobre o princípio da Encarnação e comporta uma dimensão estética. Assim, os nossos gestos, na celebração, são importantes porque são gestos de Jesus”.

Para baixar a  Carta Pastoral O Espírito Santo, a Igreja e a Liturgia, clique aqui

1ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz : A evangelização na Arquidiocese de Goiânia

 2ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Igreja – casa e escola de comunhão

3ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Igreja em Goiânia

4ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Eucaristia: escola de amor ao próximo

5ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Dia do Senhor – a festa do Reino

6ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Ensinai a todos os povos: a educação católica na Arquidiocese de Goiânia

7ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Transformar as espadas em arados

8ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Sínodo Arquidiocesano: “o amor de Cristo nos uniu!”

 

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp