O que você procura?

Notícias

Escrito em 24/11/2021 por Fúlvio Costa

Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: A Universidade Católica no coração do mundo

Imagem Homilias

Em 2009, por ocasião do Jubileu de Ouro da Pontifícia Universidade Católicas de Goiás (PUC Goiás), o nosso arcebispo e Grão-Chanceler da referida universidade, Dom Washington Cruz publicou sua nona Carta Pastoral intitulada A Universidade Católica no coração do mundo. O documento é destinado a todo povo de Deus presente na Arquidiocese de Goiânia, mas de modo especial ao corpo de alunos, administrativos, professores e todos aqueles que integram esta importante instituição de ensino.

Assim como fez na Carta Pastoral Ensinai a todos os povos: a educação católica na Arquidiocese de Goiânia, publicada em 2005, na carta dedicada à PUC Goiás, o arcebispo escreve com o objetivo de zelar por esta importante universidade indicando qual sentinela os caminhos de Deus segundo a fé cristã. “Num profundo respeito à grandeza e à diversidade da nossa Instituição, acompanho os acontecimentos que marcam a sua rotina acadêmica e administrativa. Procuro assegurar, por dever e por missão, as grandes linhas orientadoras que devem guiar a Universidade…”, destaca Dom Washington em um trecho do documento.

Outro ponto de suma importância na Carta Pastoral é que o arcebispo explica qual é a missão da PUC Goiás, assim como as demais pontifícias universidades católicas espalhadas pelo mundo. “Cabe a essa Universidade formar uma pastoral da inteligência, que reúna mentes, potenciais de criatividade que existem nas diversas áreas das ciências, que se sintam autenticamente iluminados pelas verdades do Evangelho e pelo Magistério da Igreja. Esta pastoral da inteligência pode e deve contribuir efetivamente para formar a sociedade segundo os valores mais profundos que devem nortear a vida humana”. Dom Washington Cruz conclui sua fala destacando que a PUC Goiás responde com fidelidade a essa missão e a essa identidade. 

O Grão-Chanceler da PUC Goiás também valoriza a história da universidade em sua Carta Pastoral e recorda com afeto daqueles que fazem parte da história desta instituição. Ele cita os arcebispos que o antecederam; os padres jesuítas que, com sua presença pioneira criaram e consolidaram a universidade. Ao todo, até a publicação da Carta Pastoral, a PUC Goiás já teve 11 reitores e todos eles são citados no documento.

Liberdade acadêmica
É fundamental abrir um destaque a respeito do tema da liberdade acadêmica. Embora seja católica, Dom Washington Cruz assegura na Carta Pastoral que a liberdade acadêmica é um legítimo direito da universidade. “Dela depende o exercício da ciência para o trabalho de pesquisa e do ensino-aprendizagem. Da intrínseca condição da ciência também provém uma ética, que lhe é inerente”. São bases dessa liberdade acadêmica, as diversas iniciativas realizadas pela PUC Goiás ao longo de sua história. Dom Washington cita alguns: as Semanas de Ciência e Tecnologia, as Mostras Científicas, as Semanas de Iniciação Científica. Também mantém institutos, centros, núcleos, grupos e redes de pesquisa. Publica revistas especializadas e obras científicas. Assegura carga horária remunerada para a pesquisa. Possui Mestrados e Doutorados, nos quais se desenvolvem importantes e profundos trabalhos acadêmicos e teses. Tem mais de 400 laboratórios a fim de propiciar condições favoráveis à ciência, à pesquisa e ao ensino-aprendizagem”.

Nestes 50 anos de história, o autor da Carta Pastoral não poderia deixar de falar do reconhecimento por parte da Santa Sé, da Universidade Católica de Goiás como Universidade Pontifícia. Com estas palavras ele celebra o título: “Agora, além das 6 outras já existentes no Brasil, a PUC Goiás também goza das prerrogativas e dos deveres inerentes a uma Universidade de Direito Pontifício. Isso implica, mais fortemente, um aprofundamento da observância dos princípios e diretrizes proclamados pela Igreja. Como Grão-Chanceler de uma Universidade de Direito Pontifício, a mim caberá, ainda mais, o dever de zelar pela ortodoxia do ensino no que se refere à Teologia ou à orientação teológica da Universidade e de assegurar a catolicidade da instituição, agora vinculada, também e mais diretamente, à Santa Sé”.

Para baixar a  Carta Pastoral Dia do Senhor – Ensinai a todos os povos: a educação católica na Arquidiocese de Goiânia, clique aqui

 

Leia, abaixo, as demais matérias sobre a Série de Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz

1ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz : A evangelização na Arquidiocese de Goiânia

 2ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Igreja – casa e escola de comunhão

3ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Igreja em Goiânia

4ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Eucaristia: escola de amor ao próximo

5ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Dia do Senhor – a festa do Reino

6ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Ensinai a todos os povos: a educação católica na Arquidiocese de Goiânia

7ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Transformar as espadas em arados

8ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Sínodo Arquidiocesano: “o amor de Cristo nos uniu!”

 

 

Atendimento

(62) 3223-4581 / 3225-0339

Atendimento via WhatsApp